OesteCIM inaugura horta vertical sustentável nas Caldas

0
1242

A sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), nas Caldas da Rainha, recebeu esta quarta-feira, 7 de agosto, a primeira colheita da sua horta vertical urbana, um momento simbólico que marca o arranque de um projeto inovador com foco na sustentabilidade, na produção local e na literacia ambiental.

A iniciativa, que contou com a presença dos presidentes dos municípios da região, resulta da instalação de cinco torres aeropónicas da empresa Up Farming, capazes de cultivar 44 plantas sem recurso a solo, pesticidas ou grandes quantidades de água. As hortícolas colhidas foram distribuídas internamente, num gesto que a OesteCIM pretende repetir com regularidade, promovendo práticas sustentáveis e de proximidade.

“Estamos a colher muito mais do que hortícolas. Estamos a colher um novo paradigma de atuação pública, em que damos o exemplo, otimizamos recursos e envolvemos as pessoas em soluções concretas para um futuro mais sustentável”, afirmou Paulo Simões, Secretário Executivo da OesteCIM, durante a apresentação do projeto.

- publicidade -

As hortas verticais integram a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, e promovem uma lógica de quilómetro zero, reduzindo ao mínimo a pegada carbónica através da eliminação de transportes, embalagens e armazenamento.

Segundo Paulo Simões, esta é “uma semente” para mudanças mais profundas: “Acreditamos que é possível transformar pequenos gestos em grandes mudanças culturais. Este projeto envolve tecnologia, respeito pelos recursos naturais e responsabilidade social.”

Além da produção alimentar sustentável, as hortas verticais terão também uma vertente pedagógica, com a realização de workshops sobre literacia alimentar e sustentabilidade, destinados à comunidade local.

- publicidade -