OesteCIM entrega equipamento de protecção individual a bombeiros da região

0
600

bombeiros1As 12 corporações de bombeiros dos concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) receberam, a 4 de Maio, um total de 341 capacetes, que fazem parte de um lote de três mil equipamentos de protecção individual que aquela entidade irá entregar aos soldados da paz da região antes do início da época de fogos florestais.
A cerimónia, que teve lugar na sede da OesteCIM no dia Internacional do Bombeiro, contou com a presença de representantes das várias corporações, mas, no caso dos corpos de bombeiros que já têm a totalidade dos seus homens equipados com os capacetes, alguns assinaram apenas o protocolo de cooperação.
As corporações já equipadas com capacetes, como é o caso das Caldas e de Peniche, irão receber outros equipamentos de protecção individual. Segundo António Marques, vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, isso permitirá que cerca de 100 elementos da corporação caldense possam passar a ter um equipamento completo de protecção. “Se não fosse o facto de já termos os capacetes e as botas, a verba só chegaria para metade dos equipamentos”, explicou.
Esta acção da OesteCIM insere-se no âmbito de no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) para aquisição de equipamentos de protecção individual para combate a incêndios em espaços naturais.
Foi feito um investimento total de 306.524 euros, dos quais a OesteCim e a Autoridade Nacional de Protecção Civil comparticipam cada uma com 7,5%, (22.989 euros).
A candidatura prevê a dotação dos corpos de bombeiros de todos os municípios do Oeste com 3189 equipamentos (incluindo, além dos capacetes, luvas, casacos, calças e botas), o que contempla, pelo menos, metade dos efectivos totais em acção na região.
Segundo o presidente da OesteCIM, Carlos Miguel, foi o Ministério da Administração Interna que sugeriu às comunidades intermunicipais para avançar com as candidaturas aos fundos comunitários “para termos melhores equipamentos para os bombeiros”. Logo que possível, encetaram os contactos para que essa candidatura avançasse.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -