
A Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste foi convidada pelas organizações europeias FEDARENE e Energy Cities para ser o representante nacional num projecto internacional que visa a sustentabilidade energética
A OesteSustentável, que este ano assinala uma década, foi convidada pela Federação Europeia das Agências Regionais de Energia e Ambiente (FEDARENE) a integrar o programa European City Facility como perito nacional. Cabe a esta entidade fornecer o suporte técnico aos candidatos e beneficiários do projecto nos respectivos idiomas nacionais, existindo um potencial apoio de 60 mil euros para custear as despesas, que passam por exemplo, por informação técnica, jurídica e financeira sobre um projecto ou um conjunto de projectos, fundamentalmente para implementação dos Planos de Acção Energéticos e Climáticos no âmbito do Pacto de Autarcas ou outros equivalentes. Através do contacto com a OesteSustentável, os municípios candidatos podem solicitar apoio no processo de inscrição, beneficiar da partilha de conhecimentos técnicos e financeiros na preparação do “conceito de investimento”, bem como receber apoio no desenvolvimento do relatório de monitorização da candidatura, explica o seu durector executivo, Rogério Ivan.
A European City Facility consiste num instrumento “ágil e simplificado” de apoio à consultoria financeira administrativa, a ser concedido a cerca de 200 entidades candidatas, explica o responsável, acrescentando que, dentro desta iniciativa, o “conceito de investimento” representa um primeiro passo para o financiamento de projectos em eficiência energética e energias renováveis, através de um apoio que poderá ser no valor de 60 mil euros para suportar custos associados à consultoria.
“Trata-se de uma iniciativa, cujo objectivo final é o de facilitar a subsequente mobilização de investimentos locais em ações de eficiência energética e energias renováveis”, concretiza.
As estimativas são de que esta ferramenta consiga potenciar investimentos totais de 320 milhões de euros em projectos de sustentabilidade energética em cerca de 10 mil municípios europeus.
O programa European City Facility foi apresentado, em Portugal, no passado dia 22 de Maio, pela OesteSustentável e a Associação das Agências de Energia e Ambiente, em formato de Webinar.
Esta iniciativa contou com a participação de cerca 90 municípios e comunidades intermunicipais, além de agências de energia e outros stakeholders. A primeira call já está aberta, e prolonga-se até 2 de Outubro.






























