Oeste: Saúde no topo dos desejos dos autarcas da região

0
209

Quatro autarcas do Oeste partilham os seus desejos pessoais e também para o concelho

Natal é altura de dar e receber. Oferecem-se presentes e fazem-se balanços do ano e votos para o que está prestes a chegar. Gazeta das Caldas questionou os autarcas da região sobre a prenda que gostariam de ter, a nível pessoal, mas também para o seu concelho.
A título pessoal a resposta é unânime. A saúde é o pedido que fazem para si, família e amigos, realçando que este é “dos mais importantes bens que podemos ter e pedir”. Já no que respeita aos seus territórios, a resposta varia, ainda que a saúde, ou melhor, a necessidade de melhores cuidados de saúde, seja o desejo de alguns autarcas. É o caso do presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, que pede cuidados de saúde para todos no seu concelho, deseja ainda “mais tolerância, compreensão, compaixão e paz”, destacando que a sociedade precisa de se voltar a encontrar com princípios de respeito e cidadania, fundamentais para atingir o equilíbrio e a estabilidade emocional necessários. “Que se consiga também continuar a crescer, a crescer em condições, oportunidades e desenvolvimento económico e social”, desejou Filipe Daniel. Para o autarca vizinho, das Caldas, a tónica é também colocada na saúde. “O desejo que formulamos para 2024 é que haja respostas na área da saúde, nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares”, dando nota de que da parte do município continuará a fazer tudo o que está “ao seu alcance e mesmo fora do alcance” para ajudar nesse sentido. Vítor Marques destaca o investimento que vai ser feito na reabilitação do Centro de Saúde e manifestou a disponibilidade da Câmara para apoiar “algumas situações” no hospital das Caldas. A 18 de dezembro o autarca visitou a “nova” Maternidade e Obstetrícia e “é um orgulho para os caldenses a obra que foi feita, que dá resposta às necessidades. É nisso que nos vamos continuar a focar”, salientou, fazendo notar que, mesmo extravasando as competências do município, no que à saúde diz respeito, continuarão a tentar obter as melhores respostas.
O desejo do presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, para o seu concelho é que continue a destacar-se pelas suas características distintivas, afirmando-se “cada vez mais como o Coração do Oeste”. Já o autarca de Peniche, Henrique Bertino, reconhece que a escolha é difícil, porque tem várias prioridades para o concelho. “As nossas escolas precisam de obras, foram várias décadas sem investimento significativo, o que nos levou a um parque escolar muito degradado”, refere, acrescentando que também precisam de concretizar a Estratégia Local de Habitação e construir, pelo menos, 200 novas habitações e continuar a recuperar as que existem. “Falta investimento em muitos edifícios públicos há já tempo demais, no Mercado Municipal, nas Piscinas e em diversos edifícios de responsabilidade municipal”, continua o autarca, reconhecendo, contudo, que estão a recuperar. Mas, se tivesse que pedir apenas um desejo, é o de que “ao fim de 40 anos, se concretize a Zona Industrial ou Área de Acolhimento Industrial do Vale do Grou”, que permitirá “gerar mais emprego, um emprego que pague melhores salários, que fixe os jovens no concelho, que dê um futuro e melhores condições de vida à nossa população”. Henrique Bertino pede ainda que a “decisão” de construir o Hospital do Oeste “não seja abandonada.”
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, quer ver concretizados os projetos em plano do executivo a que preside, nomeadamente o Funicular da Pederneira, a Estratégia Local de Habitação, o Interface de Transportes Públicos – Av. do Município, a Reabilitação da Rua Sub-vila e o Reservatório do Camarção. O autarca destaca ainda a concretização dos Bairros Comerciais Digitais, a conclusão do Pavilhão Gimnodesportivo de Famalicão, a ampliação e remodelação do Polo de Famalicão da USF Global e a pavimentação das vias no concelho, destacando tratarem-se de “obras estruturantes e, logo, motores essenciais para a continuação da nossa aposta no desenvolvimento e bem-estar de todas e de todos”.
Gazeta das Caldas questionou também os autarcas de Alcobaça e Cadaval, mas não obteve resposta até ao fecho da edição. ■

- publicidade -