A 8ª edição do Oeste Lusitano começa hoje e vai animar o Parque D. Carlos I até domingo, 19 de Maio. O certame dedicado ao cavalo puro-sangue Lusitano tem um orçamento de 270 mil euros e é também uma mostra da tradição, do artesanato e do desporto das Caldas da Rainha.
Os momentos altos do certame serão os espectáculos nocturnos de variedades Equus Lusitanos (pelas 22h00 de sexta-feira e sábado), que têm atraído sempre muito público. Além destas apresentações, no palco principal vão decorrer as provas de equitação de trabalho e o concurso de modelos e andamentos, assim como várias apresentações e demonstrações das habilidades do cavalo lusitano.
Junto a este picadeiro, na Alameda dos Plátanos, estará a zona dos criadores, com exposição de poldros.
No picadeiro 2, na entrada junto à antiga fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, decorrem os concursos de obstáculos e de ensino. Junto a este picadeiro, na zona de aquecimento, irão decorrer largadas de touros a partir das 23h30 de sexta-feira e sábado.
Pelo palco do coreto vão passar actuações musicais de vários géneros e na zona de relva actividades desportivas, incluindo uma caminhada na manhã de domingo, pelas 11h00.
Também na pala irão decorrer espectáculos, por ranchos folclóricos do concelho. Naquela zona estarão os espaços dedicados à cerâmica e a degustações.
O espaço junto ao Museu Malhoa será dedicado ao artesanato e contará com demonstrações de dança e de actividades físicas, vários workshops e também momentos musicais.
O espaço contará ainda com uma zona de street food e outra dedicada aos mais novos, com insufláveis, pista de carrinhos, muro de escalada e saltos de elástico.
No domingo, o Oeste Lusitano encerra pelas 18h00 com a actuação no picadeiro principal do Morgado Lusitano, uma escola de equitação de ensino de Alverca do Ribatejo.
A organização deste evento está a cargo da Associação de Criadores de Puro-sangue Lusitano do Oeste e tem um orçamento total de 270 mil euros. A Câmara das Caldas comparticipa com 109 mil euros, sendo o restante composto pela contribuição dos associados da ACPSLO, pelo aluguer de alguns dos stands (os expositores institucionais participam de forma gratuita) e também por parcerias com empresas cujo apoio logístico também é contabilizado.
As entradas são gratuitas e a organização estima atrair mais de 80 mil visitantes.
Oeste Lusitano no Parque a partir de hoje
- publicidade -































