A Turismo do Oeste vai apoiar financeiramente a presença de 15 empresas do sector da hotelaria e turismo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se vai realizar na FIL, em Lisboa, entre os dias 29 de Fevereiro e 4 de Março.
Esta entidade refere que sem este suporte algumas pequenas e médias empresas da região não conseguiriam marcar presença naquele evento.
O modelo encontrado para expor a região foi a constituição de uma “ilha” na zona de “business”, onde todos os stands individuais estarão contíguos, sob o chapéu “Turismo do Oeste”.
De acordo com Luís Garcia, vice-presidente do Turismo do Oeste, esta será a primeira vez que tal acontece, uma vez que nos certames anteriores as empresas utilizavam mesas de negócios no Pavilhão Principal do Oeste, em conjunto com os municípios. “Pensamos que esta opção terá um maior impacto na presença da marca Oeste e sobretudo na eficácia de prospecção de negócios na BTL 2012”, refere Luís Garcia.
Pela FIL irão passar operadores turísticos dos vários mercados, entre eles 400 agentes de viagens brasileiros. De acordo com o vice-presidente do Turismo do Oeste, o Brasil é um mercado com grande apetência por conhecer Portugal e, por outro lado, está em grande ascensão económica.
“Este modelo de parceria com as empresas e cooperação efectiva na BTL por parte do Turismo do Oeste, não tem par noutras regiões”, salienta ainda o responsável, acrescentando que esta poderá ser a última vez que o Oeste se apresenta em conjunto com marca própria, ajudando e cooperando com as suas empresas.
Em causa está a intenção do governo em reestruturar as entidades regionais de turismo, criando apenas cinco novas entidades regionais, coincidentes com as NU TII, o que leva a que o Turismo do Oeste, enquan
to organização autónoma, venha a desaparecer.
Autarcas empenham-se em que o Oeste seja marca para o turismo
A OesteCIM irá participar, em parceria com a Turismo do Oeste, na feira onde pretende criar um stand dinâmico e interactivo, que permita ao visitante tomar contacto e viver um pouco das experiências oestinas.
Embora a sua apresentação ainda não esteja completamente definida, o stand, com cerca de 162 metros quadrados, terá uma área de open space com uma parede de fundo, com um compósito de imagens de todos os municípios do Oeste, que servirá para animações, divulgação de produtos, provas de vinhos e lançamento de publicações. Existirá ainda um balcão e um écran onde serão passados os filmes da Turismo do Oeste e dos vários municípios.
Uma segunda área será dedicada à representação física da região Oeste com uma mostra interactiva. No stand estará representada a sua ruralidade, através de uma zona de vinha, macieiras, pereiras e um moinho.
Estarão também representadas as praias, através de uma zona de areia onde se prevê incluir um simulador de surf para os visitantes mais radicais, e uma zona de relva com mini-golfe, representativa dos vários resorts da região. Em exposição permanente estará uma peça da Fábrica Bordallo Pinheiro e um fémur de dinossauro, relacionado com o museu da Lourinhã.
Esta entidade supra regional considera que este é o momento certo para uma maior afirmação da marca Oeste a nível nacional e internacional, tendo em conta a recente reestruturação das Entidades Regionais de Turismo e, consequente, integração da Turismo do Oeste na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
O conselho executivo da OesteCIM considera que esta participação conjunta dos municípios e Turismo do Oeste é uma afirmação da sua luta pela manutenção e preservação da identidade oestina.
Hugo Oliveira quer Caldas nas rotas do turismo
O vereador do Turismo, Hugo Oliveira, irá marcar presença na BTL, no dia 29 de Fevereiro, onde irá reunir com diversas operadoras de turismo com o objectivo de promover as Caldas e criar rotas de passagem pela cidade.
“Nós temos que criar cada vez mais o turismo de experiências”, disse o autarca, que está a tentar criar um pacote turístico que permita aos visitantes ficar instalados nos hotéis da cidade e ter várias experiências à sua disposição.
Recentemente, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que se realizou em Madrid, os catálogos do Turismo de Portugal que promoviam a região de Lisboa omitiam as Caldas da Rainha. No mapa onde convidam a visitar a região, da zona Oeste apenas vêm referenciadas as localidades de Peniche, Óbidos, Alcobaça e Nazaré.
Hugo Oliveira lamenta que isso tenha aconteido e garante que irá questionar os responsável pelo Turismo de Lisboa sobre a situação. “Tivemos uma reunião há algum tempo e não me agrada que numa feira do turismo isto tenha acontecido”, refere o autarca, que nesse encontro pediu para contarem com as Caldas que está “a criar cada vez mais condições em termos de infra-estruturas”, dando como exemplo o Sana e o novo hotel Europeia, que antes era uma residencial.
Hugo Oliveira destaca que para esta região é muito importante a promoção externa que o Turismo de Lisboa faz. “Estamos a lutar para que quem vá a Lisboa visite as terras num raio de 80 km e a nossa ideia de criar uma marca Caldas vai nesse sentido”, disse à Gazeta das Caldas.
O vereador do Turismo irá também efectuar, a curto prazo, uma ronda de visitas pelas agências de viagem, escolas e hotéis para delimitar estratégias de trabalho em conjunto.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























