Oeste com 23 bandeiras azuis

0
659

Fd2-PraiaMarNa região Oeste há 23 praias que durante o Verão de 2014 irão hastear a Bandeira Azul, símbolo da qualidade ambiental. A nível regional o número é o mesmo do ano anterior, mas em Portugal as praias distinguidas aumentam de 277 para 298.
Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Lourinhã,  Peniche e Torres Vedras são, uma vez mais, os concelhos oestinos com praias distinguidas e que cumprem cerca de três dezenas de critérios que vão da qualidade da água à educação ambiental.
São Martinho do Porto e Paredes de Vitória (Alcobaça), Foz do Arelho (lagoa e praia do mar) e a praia da Nazaré mantêm o galardão. Também o Baleal Norte e Sul, Cova da Alfarroba, Gambôa e Medão-Supertubos e Consolação (Peniche), Areia Branca, Areia Sul e Porto Dinheiro (Lourinhã), voltam a içar a bandeira. O concelho de Torres Vedras é o que mais praias possui com o galardão (nove), que são a Santa Rita Norte e Sul, Navio, Mirante (Sta. Cruz), Pisão, Centro (Santa Cruz), Santa Helena, Formosa e Azul.
Este ano Programa Bandeira Azul elegeu o tema “Poluição dos Oceanos – esclarecer, planear e agir” para ser desenvolvido nas actividades de sensibilização nas praias, por considerar que a “poluição das zonas marinhas costeiras e mesmo lacustres ultrapassou qualquer capacidade de sustentabilidade”.
Durante a cerimónia de apresentação das praias contempladas, em Lisboa, José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, destacou o “forte empenho” dos municípios no cumprimento dos requisitos para que pudessem voltar a hastear o galardão.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -