Oeste: Caldas e Lourinhã vencem Prémio Autarquia do Ano

0
348
Projeto “Abrigos Com História” valeu menção honrosa à Junta do Vau

Projetos das Câmaras destacados na cerimónia que teve lugar na semana passada, em Lisboa. Junta do Vau com menção honrosa

Joaquim Paulo

As Câmara das Caldas da Rainha e da Lourinhã e a Junta de Freguesia do Vau estiveram em destaque na entrega dos “Prémios Autarquia do Ano”, que teve lugar, na semana passada, em Lisboa.
Esta iniciativa da Lisbon Awards Group e do jornal económico Eco visa distinguir freguesias e municípios pelas boas práticas e inovação junto da comunidade.
A Câmara das Caldas da Rainha garantiu o Prémio com um projeto de qualidade de vida na Terceira Idade, valorizado na categoria Ação Social.
No Oeste, também a Câmara da Lourinhã foi premiada, neste caso com o projeto “Buy Lourinhã”, na categoria Economia e que integrou a subcategoria Medidas Covid-19.
Nas freguesias, coube à Junta do Vau (Óbidos) ser destacada no evento, com o projeto “Abrigos com História”, que mereceu uma menção honrosa na categoria de Património e Cultura, na sub-categoria Cultura Popular.
Aquela iniciativa, dinamizada pela Junta em conjunto com o grupo informal da freguesia composto por Marina Pinto Basto, Maria São Pedro e Pedro Pinto Basto, surgiu da vontade de elaborar um projeto de intervenção cultural com o objetivo de recolher fotografias, histórias, tradições, curiosidades e costumes do povo vauense, intitulado “Memórias Fotográficas do Vau”. Resultou numa exposição, na qual a população em geral tivesse a oportunidade de conhecer ou de reviver as suas vivências e principalmente, colocar as diferentes gerações em contacto.
Aproveitando o acervo considerável e informação recolhida junto da comunidade através da exposição “Memórias Fotográficas do Vau” foi iniciada a decoração dos abrigos de passageiros com o objetivo de dar continuidade ao projeto e incutir a discussão conjunta de forma intergeracional. ■

- publicidade -