GNR apreende mais de 90 quilos de pescado por fuga à lota na Nazaré

0
589

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré da GNR apreendeu, esta sexta-feira, apreendeu 91,6 quilos de pescado diverso por fuga à lota, na Nazaré.

Os militares identificaram um homem, de 41 anos, que transportava pescado fresco sem que tivesse sido submetido ao regime de primeira venda.

Foram apreendidos 4,6 quilos de linguado-branco, 14,6 quilos de raia-zimbreira, 69,8 quilos de santolas e 2,6 quilos de lavagante, com um valor total de 477 euros.

- publicidade -

Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima que pode atingir os 3 740€ e o pescado foi levado para a lota, a fim de ser sujeito ao regime de primeira venda.

A GNR explica que o regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estabelecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

- publicidade -