OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Turistas afogam-se na Praia do Salgado

0
673
Apesar das tentativas de reanimação que se prolongaram por uma hora, a criança inglesa de cinco anos acabaria por não resistir

Um homem e uma criança, de 66 e cinco anos, morreram na passada terça-feira, dia 21 de Agosto, na Praia do Salgado, concelho da Nazaré. As duas vítimas, avô e neta e ambos de nacionalidade inglesa, são as primeiras vítimas de afogamento registadas este ano nas praias da região.
De acordo com o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, António Albuquerque e Silva, as vítimas passeavam à beira mar juntamente com uma mulher de 64 anos, avó da criança, quando terão sido surpreendidos por uma onda. “Não há testemunhas oculares, mas o acidente ocorreu a cerca de 400 metros da zona vigiada”, que na altura hasteava bandeira vermelha devido à forte ondulação. Explica o responsável pela Polícia Marítima da Nazaré, que acredita que os mais velhos se lançaram ao mar para tentar resgatar a criança.
Quem se apercebeu do sucedido foram dois pescadores que retiraram as vítimas da zona de ondulação e deram o alerta por volta das 13h50. O homem foi retirado da água já cadáver e o INEM ainda tentou reanimar a criança durante cerca de uma hora, mas esta acabaria por falecer. Já a sexagenária foi reanimada e transportada para o Hospital de Alcobaça, onde à hora de fecho desta edição se encontrava “consciente, mas em observação”. Os pais da criança, que também estavam na praia, ficaram em estado de choque.
No local estiveram, além dos elementos da Polícia Marítima, dez bombeiros da corporação da Nazaré e uma equipa do INEM. Afonso Albuquerque salienta que na área de intervenção da Polícia Marítima da Nazaré, que se estende entre Pedrógão e o sul de São Martinho do Porto, há já dois anos que não havia qualquer vítima mortal por afogamento no decorrer da época balnear.

Assalto com arma de fogo em ourivesaria no Bombarral

Dois homens assaltaram no passado dia 20 de Agosto uma ourivesaria no Bombarral. Ameaçando a funcionária da loja com uma arma de fogo, os ladrões conseguiram fugir levando consigo mil euros em dinheiro, um telemóvel e duas jóias.
Já nas Caldas da Rainha, duas mulheres de 21 e 28 anos foram detidas ao início da noite de 18 de Agosto, pouco depois de terem roubado dois telemóveis a duas jovens de 17 anos. A PSP recuperou os telefones roubados, avaliados em 280 euros.
Entre os dias 13 e 19 de Agosto a o Destacamento da GNR registou ainda diversos assaltos na sua área de intervenção, verificando-se sobretudo furtos no interior de viaturas e em residências. Há ainda a registar o furto de diversos metros de cabo de cobre ocorrido no dia 13 em São Martinho do Porto, o assalto a uma pecuária em Salir de Matos no dia seguinte,

- publicidade -

Alerta de violência doméstica acaba em detenção por posse de droga

A 18 de Agosto, a GNR de Peniche foi chamada à localidade de Coimbrã para intervir numa situação de violência doméstica, mas acabou por efectuar uma detenção por posse de cannabis. Em comunicado, a GNR explica que “na origem da detenção esteve uma situação de violência doméstica para a qual os militares foram chamados, tendo a vítima, mulher do agressor, denunciado a existência de plantas cannabis num terreno anexo à casa onde habitam”. Além da detenção do homem, a GNR apreendeu ainda quatro plantas ilegais.
Já no dia 13 a PSP da Nazaré tinha detido, na vila piscatória, um homem de 29 anos que tinha na sua posse heroína e haxixe suficiente para a confecção de dez e 66 doses individuais de cada estupefaciente, bem como 1,3 gramas de liamba. A droga, que de acordo com a PSP “valeria cerca de 130 euros”, tendo sido apreendido, a par com uma navalha e cem euros em dinheiro “que se suspeita proveniente da actividade ilícita (tráfico)”.

Incêndio consome dois automóveis na Nazaré

Um incêndio ocorrido ao início da madrugada do passado sábado, 18 de Agosto, no centro da Nazaré, destruiu totalmente dois automóveis ligeiros, provocando ainda estragos noutras duas viaturas. As chamas cuja origem está a ser investigada pela PSP, deflagraram pouco depois da meia-noite num parque de viaturas.
Além da polícia, os bombeiros da Nazaré estiveram no local com 11 elementos e três viaturas.
Também no sábado, e na Nazaré, uma criança de seis anos caiu da varanda de um hotel, a cerca de quatro metros de altura, ficando em estado crítico. O acidente ocorreu por volta das 21h15 no Hotel Miramar e a criança sofreu várias paragens cardíacas e um traumatismo num braço. Inicialmente transportada para o Hospital das Caldas da Rainha, a vítima seguiu para a unidade de Santa Maria.

11 detidos em operações da GNR

Duas operações de fiscalização, levadas a cabo pelo Destacamento Territorial das Caldas da Rainha da GNR a 17 e 19 de Agosto resultaram em 11 detenções e no levantamento de vários autos. Ao todo, foram fiscalizados 460 condutores, e os testes de álcool realizados denunciaram 34 taxas de alcoolémia acima dos valores permitidos por lei.
Foi precisamente pelos resultados dos testes que ocorreu grande parte das detenções, havendo ainda a registar duas detenções por desobediência (com o condutor a recusar efectuar o teste de álcool) e outra por condução sem habilitação legal.
A condução sem habilitação levou também à detenção pela PSP de um homem de 46 anos nas Caldas da Rainha, a 16 de Agosto. O mesmo tinha acontecido no dia antes a um condutor apanhado pela polícia caldense, bem como a um homem de 35 anos que conduzia com uma taxa de 2,27 gramas de álcool por litro de sangue.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

Apanha de bivalves interdita devido a toxinas

A apanha e comercialização de bivalves foi temporariamente interdita pela Capitania do Porto de Peniche em toda a sua área de jurisdição, entre a Foz do Arelho e a foz do Rio Sisandro (em Torres Vedras). Em edital, o capitão do Porto, Luís Tomás, explica que a interdição se deve à “presença de fitoplâncton produtor de biotoxinas DSP”, toxinas marinhas que provocam intoxicação diarreica.
A interdição foi solicitada pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR) e abrange todas as espécies de bivalves. No edital datado de 18 de Agosto, Luís Tomás salienta que as violações à interdição “constituem contra-ordenações” puníveis de acordo com a lei em vigor desde 2000.

J.F.

- publicidade -