OCORRÊNCIAS POLICIAIS – Mulher assassinada pelo marido nas Caldas da Rainha

0
810

No passado sábado, dia 6 de Julho, uma mulher de 52 anos foi assassinada pelo marido, de 53 nos, no interior da habitação num prédio da Praceta António Montez.
O alegado autor do crime terá usado uma pedra ou um pau para espancar violentamente a vítima, asfixiando-a em seguida com um lençol. Após o crime, o indivíduo chamou a polícia e confessou o crime, sendo detido na residência do casal.
A mulher sofria de uma reincidência de um cancro e estava a receber quimioterapia, tendo cirurgia marcada para Agosto. Deixa duas filhas, uma de 26 e outra de 16 anos.
Os crimes de violência doméstica no território nacional têm sofrido um aumento neste início de ano na ordem dos 15% no período homólogo. Em média morreram três mulheres por mês nestas condições em 2012. Este ano, só no primeiro trimestre, já foram registadas 36 vítimas.

Verão é sinónimo de furtos junto à praia

Desde a semana passada verificam-se crimes de furto, especialmente em veículos, junto às praias do Oeste.
Esta semana foram registados pela GNR pelo menos cinco destes casos, um na Foz do Arelho, dois em São Martinho e mais dois no Baleal e em Ferrel.
Os meliantes aproveitam a ausência, por norma prolongada, dos proprietários das viaturas e fazendo uso de ferramentas discretas abrem uma das portas, garantindo acesso ao interior para levarem o que encontrarem de valor.
Também associadas à estação quente poderão estar os furtos em residência, tendo sido registados três durante a semana passada em A-dos-Negros, São Martinho do Porto e Benedita.

Apanhados no Bombarral dois suspeitos de assalto à mão armada

- publicidade -

A Polícia Judiciária deteve no Bombarral dois suspeitos de assalto à mão armada a postos de abastecimento nas regiões Oeste e Centro. Em causa estão 18 ocorrências que incluem roubo agravado, posse de armas proibidas, incêndio, furto e falsificação, enumerou a PJ.
Os dois suspeitos, de 26 e 31 anos, com residência no concelho do Bombarral, foram identificados, localizados e detidos no dia 1 de Julho pelo Departamento Criminal de Leiria, com a colaboração da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, e encontram-se em prisão preventiva.
Os crimes de que são acusados tiveram lugar entre 25 de Maio e 30 de Junho, tendo a PJ acrescentado que a dupla se “apoderou de cinco automóveis, através do método de carjacking, para concretizar o roubo de postos de abastecimento de combustíveis”.
No decurso da investigação foram apreendidas três caçadeiras de canos serrados, um revolver, munições, luvas, gorros, três automóveis e chapas de matrícula furtadas.
Foram ainda recuperados cinco automóveis, dois deles parcialmente destruídos através de “incêndio doloso” e em consequência de acidentes, assim como dinheiro e diversos artigos provenientes de actividade criminosa, acrescenta o comunicado.
A PJ anunciou também a identificação e detenção de um homem, mecânico de profissão, por presumível autoria de crimes de recetação e falsificação, numa acção levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria.
Segundo comunicado da PJ, o suspeito foi encontrado na posse de cinco automóveis furtados em Portugal e Espanha, “um deles com alteração de elementos identificativos”. A detenção decorreu no âmbito de uma acção direcionada a indivíduos implicados na prática de crimes contra a propriedade na região do Oeste. O suspeito, de 38 anos, ficou sujeito a termo de identidade e residência.

Detido por posse ilegal de arma branca…

No dia 7 de Julho a PSP das Caldas da Rainha acorreu devido a cenário de desordem envolvendo vários indivíduos, pelas 21h00. Na sequência das buscas, foi detido um cidadão de 25 anos por posse ilegal de arma branca, um canivete de abertura automática com lâmina de 8cm. O sujeito ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.

… e por tráfico de droga

No dia 6 de Julho foi detido pela PSP das Caldas um jovem de 20 anos por ter na sua posse haxixe suficiente para produzir 57 doses individuais que valeriam cerca de 57 euros. O produto foi apreendido e o arguido prestou termo de identidade e residência.
Na Nazaré foi detida uma mulher de 29 anos também por tráfico de estupefacientes.

Furtos até num cemitério

No período entre 1 e 7 de Julho, a GNR registou vários furtos. Um num estabelecimento de Barrantes. Na Benedita foram assaltados uma associação recreativa e um armazém. Foi também registado furto num armazém no Vimeiro de Alcobaça. Na Quinta da Mata, Vidais, foram roubados vários cabos eléctricos em cobre. No Bombarral foi registada uma burla na via pública e nas Caxinas, Óbidos, furto de gasóleo de um camião. Nem o cemitério de Óbidos escapou aos meliantes.

Roubo por esticão em Alcobaça

A 6 de Julho um indivíduo de 20 anos foi detido por suspeita de roubo por esticão a um idoso, utilizando força física. O ladrão só conseguiu roubar parte do fio porque o idoso reagiu e conseguiu segurar a outra parte.
O identificado foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência.
Nas Caldas da Rainha foram detidos dois sujeitos, de 30 e 41 anos de idade, contra quem existiam mandatos de detenção emitidos respectivamente pelo Tribunal Judicial da Comarca das Caldas da Rainha e pelo Tribunal Criminal de Lisboa. O primeiro foi conduzido a interrogatório pelos serviços do Ministério Público, enquanto o segundo foi conduzido ao tribunal a fim de comparecer a audiência de julgamento.
Operação de fiscalização controlou 91 condutores

No passado domingo, dia 7, a GNR realizou uma operação de fiscalização geral de trânsito rodoviário. Foram testados 91 condutores, 15 deles apresentando excesso de álcool no sangue. A GNR fez quatro detidos e elaborou 13 autos ao abrigo do código da estrada.
No mesmo dia, mas fora do âmbito desta acção, a GNR deteve um indivíduo de 29 anos no Casal Gregório, Benedita, por conduzir com uma taxa de alcoolemia de 1,38 g/l. Também na Benedita, em Freires, foi detido outro indivíduo por conduzir com uma taxa de álcool no sangue de 1,24 g/s. Já no dia 6, na Lagoa das Talas, a GNR tinha feito uma detenção por condução excesso de álcool, com taxa de 2,25. No mesmo dia a PSP de Alcobaça deteve um indivíduo de 45 anos por condução sob uma taxa de 1,74 g/l.
No Bombarral a GNR fez uma detenção por condução sem habilitação legal.
Entre 1 e 7 de Julho a GNR registou na região 27 acidentes de viação, dos quais resultaram dois feridos graves e seis ligeiros. Mais de metade destes acidentes, 15, foram registados no passado domingo.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -