Na tarde do passado dia 19 de Agosto aconteceram dois casos de pré-afogamento, ambos envolvendo pais e filhos, na Lagoa de Óbidos, uma no Bom Sucesso e outra na Foz do Arelho.
O primeiro caso verificou-se no Bom Sucesso, próximo da Aberta. Mãe e filha, de 45 e 23 anos, naturais dos Açores, nadavam na Foz do Arelho quando foram puxadas pela corrente e só conseguiram sair, exaustas, no Bom Sucesso. Segundo informou Carlos Silva, comandante dos Bombeiros de Óbidos, ambas apresentavam sinais de hipotermia e a mãe apresentava sinais de desorientação. Foram ambas transportadas ao Hospital das Caldas da Rainha “por precaução”, completou Carlos Silva.
Pouco tempo depois, na Foz do Arelho, pai e filho foram também levados pela corrente, sendo “resgatados da água com a ajuda de populares que se encontravam nas proximidades”, informou o comandante em substituição dos Bombeiros das Caldas, Nelson Cruz. As vítimas apresentavam “sinais evidentes de hipotermia”, completou, sendo transportadas pela ambulância dos bombeiros ao hospital das Caldas.
Apesar destes incidentes, até ao momento tem sido uma época balnear calma na Foz do Arelho, segundo o que Nelson Cruz adiantou ao nosso jornal. “Ainda é um pouco prematuro fazer um balanço dado faltar ainda algum tempo para terminar a época balnear, contudo temos tido menos ocorrências em comparação com o mesmo período homólogo”, declarou.
Até à passada terça-feira, tinham sido registados pelos bombeiros caldenses três salvamentos aquáticos, sete quedas assistidas no posto de socorro da praia e 86 picadas de peixe-aranha. Destas ocorrências, apenas seis obrigaram a transporte ao hospital das Caldas.
Uma das razões para o baixo número de salvamentos pode estar na intervenção preventiva feita pelos bombeiros das Caldas, através dos meios aquáticos, ao fim-de-semana e aos feriados, alturas de maior afluência às praias.
“Naturalmente que uma das principais missões destas equipas é uma vigilância activa e sempre com uma intervenção directa, difundindo vários alertas aos banhistas, encaminhando-os para os locais mais seguros, com o intuito de evitar situações de afogamento”, refere Nelson Cruz.
O mesmo responsável salienta que “o comportamento do banhistas é seguramente influenciado pelo nosso trabalho, uma vez que nos respeitam e obedecem às nossas indicações de segurança”.
Já no Bom Sucesso, aquela foi a primeira vez que os bombeiros de Óbidos foram chamados a intervir.
Agredida nas urgências do Hospital
Um homem de 40 anos foi detido pela PSP das Caldas por ter agredido no passado dia 23 de Agosto, na presença dos agentes policiais, uma mulher de 35 anos nas urgências do Hospital das Caldas da Rainha. O homem foi presente às autoridades judiciárias competentes.
No dia 24 de Agosto, a PSP deteve um individuo em Peniche por posse de produto estupefaciente. O homem, de 26 anos, tinha em sua posse 47 doses de cocaína, 113 doses de haxixe, 4,48 gramas de ecstasy e 25 selos LSD. O produto foi apreendido e o sujeito presente às autoridades judiciárias competentes. Em São Martinho do Porto, foi detido a 20 de Agosto um individuo por injúrias a agente de autoridade.
Furtos dominam ocorrências
Os furtos continuam a dominar o tipo de ocorrência neste período estival, sendo as residências e os estabelecimentos os principais alvos no período entre 18 e 24 de Agosto, segundo os dados do Destacamento Territorial da GNR das Caldas da Rainha.
Neste período foram registados oito furtos em residências, no Bombarral, Tornada, Alvorninha, Maiorga, Casais da Serra, Atouguia da Baleia e dois em Óbidos. Valores monetários, um cheque, documentos pessoais, objectos em ouro e armas de caça foram os objectos visados.
No mesmo período registaram-se furtos em seis estabelecimentos, na Ribafria (Benedita), Óbidos, Atouguia da Baleia, Bouro, Casal do Haver (Alvorninha) e Martingança. Os valores monetários foram o principal alvo dos gatunos. Desapareceu também um rolo de fio de colbre de 2,5 milímetros e 90 metros de extensão de um armazém.
Na Atouguia da Baleia foram furtados dois motociclos e no Bombarral uma mota de água. No Pó, registo de um furto em interior de viatura, uma carteira em Óbidos e um fio de ouro na Benedita, por esticão.
Quanto a acidentes, entre 18 e 24 de Agosto a GNR registou 11 acidentes com quatro feridos ligeiros. Foram testados 135 condutores, seis deles com uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt






























