Ocorrências Policiais

0
652

Incêndio na antiga Secla

Cinco bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, apoiados por uma viatura, combateram um incêndio que deflagrou na noite de 22 de Dezembro nas antigas instalações da Secla.
No dia seguinte houve também um incêndio numa sucateira no Casal do Rei, que foi combatido por oito soldados da paz, apoiados por duas viaturas. Nos dias 25 e 26 de Dezembro os bombeiros das Caldas acorreram também a cinco pequenos incêndios, um deles numa casa abandonada na rua 15 de Agosto.
Três casas foram assaltadas a 20 de Dezembro na Benedita, Foz do Arelho e Óbidos.
No dia 21, um casal, de 39 e 47 anos de idade, foi apanhado em flagrante delito quando tentavam furtar roupa de um hipermercado na Benedita. No mesmo dia a GNR das Caldas recebeu duas queixas pelo furto de fio de cobre na Mata de Porto Mouro e de gasóleo na zona industrial.
A 23 de Dezembro foi furtado um veículo na Benedita e outro no Bombarral. Em Tornada furtaram uma mala com documentos e em Óbidos assaltaram uma viatura e na Foz do Arelho foram assaltadas duas casas.
Quatro casas foram assaltadas a 26 de Dezembro no Nadadouro, Olho Marinho, Casais Baleal e São Bernardino.
Nos dias 26 e 27 de Dezembro a PSP das Caldas recuperou duas viaturas que tinham sido furtadas nos dias anteriores, nesta mesma cidade.
Uma mulher de 36 anos foi detida em São Martinho, no dia 20, por permanência ilegal em Portugal. Depois de ter sido presente ao tribunal da Nazaré foi notificada para se apresentar no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no prazo de 10 dias, para ser extraditada.

Condutores com excesso de álcool

Um homem de 53 anos foi detido a 23 de Dezembro, no Coto, por conduzir com uma taxa de alcoolemia de 2,82 gr/l.
No dia 24 de Dezembro, pouco depois da meia-noite, a PSP da Nazaré deteve um condutor de 49 anos com uma taxa de álcool no sangue de 2,62 gr/l.
Durante essa noite a polícia da Nazaré também deteve um indivíduo de 44 anos que depois de ter sido interceptado com uma taxa de alcoolemia de 1,05 gr/l, voltaria a ser apanhado a conduzir. A lei determina que nestes casos não é possível conduzir durante um período de 12 horas.
Ainda nessa madrugada, durante uma operação de fiscalização, a PSP da Nazaré deteve um homem de 33 anos que não obedeceu à ordem de paragem e terá mesmo tentado atropelar um agente quando se pôs em fuga.
No dia 26 de Dezembro foi detido na Benedita um indivíduo de 33 anos por conduzir com 2,36 gr/l.
De 20 a 26 de Dezembro a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 33 acidentes, dos quais resultaram sete feridos ligeiros.
Várias viaturas, cujo número as autoridades não conseguiram determinar ao certo, despistaram-se, a 20 de Dezembro, na A8, entre Bombarral e Óbidos, e na estrada nacional 8, devido a um derrame de combustível. As vias tiveram que ser encerradas ao trânsito para a sua limpeza, que foi efectuada pelos bombeiros do Bombarral, Óbidos e Peniche.

Autor de facada na Segurança Social internado compulsivamente

David Ramos está agora na clínica psiquiátrica do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo
- publicidade -

O homem que esfaqueou uma funcionária da Segurança Social das Caldas da Rainha em Março foi considerado inimputável pelo tribunal caldense, que decidiu pelo seu internamento compulsivo.
A decisão foi conhecida a 21 de Dezembro, depois da sessão do julgamento marcada para o dia 17 ter sido adiada devido a uma avaria no computador do juiz.
De acordo com a lei, David de Mata Ramos, de 27 anos, vai estar internado na clínica psiquiátrica e mental do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, por um período mínimo de três anos. A medida será revista de dois em dois anos, até um máximo de 10 anos e oito meses, e David Ramos só sairá em liberdade quando for decidido que já não representa perigo para si ou para os outros.
Ambos os advogados, da vítima e do agressor, disseram já estar à espera desta decisão, embora não refutassem a hipótese de poderem vir a recorrer da sentença. A mãe de David Ramos não se opôs ao seu internamento compulsivo. “Eu quero é que o meu filho fique bem”, afirmou.
O marido da vítima estava presente nesta sessão e não quis tecer comentários à decisão do tribunal.
O agressor estava em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Leiria, mas depois de lida a sentença foi transportado para Matosinhos.
O tribunal das Caldas da Rainha deu como provado que David Ramos foi o autor da agressão à funcionária Maria da Luz, de 53 anos, tendo actuado “com o propósito de pôr termo à vida” da vítima. Para o efeito, o indivíduo usou uma faca de cozinha com uma lâmina de 11 centímetros. A vítima teve que ser alvo de uma intervenção cirúrgica no Hospital das Caldas.
Dias antes de ter esfaqueado Maria da Luz o homem já tinha agredido esta mesma funcionária com dois socos e por isso o tribunal considera que este a identificava como um alvo. Toda a situação foi originada pelo facto do agressor ter ficado sem receber subsídio de desemprego.
Como foi considerado inimputável, sendo incapaz de avaliar a natureza dos actos, o tribunal absolveu-o dos crimes de homicídio qualificado na forma tentada e ofensa à integridade física qualificada.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -