Começaram em Óbidos as obras de reabilitação da igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Tiago, edifício da farmácia e futuro Espaço para a Promoção da Inovação e Criatividade (EPIC) e Espaço Criativo José Joaquim dos Santos. Estes trabalhos fazem parte de uma candidatura da autarquia às Parcerias para a Regeneração Urbana, aprovada em Julho de 2009, com um valor total de 1,4 milhões de euros e comparticipada a 80% pelo FEDER.
No âmbito desta intervenção irão também ser reabilitados a antiga cantina municipal, que será convertida na Casa das Rainhas – Óbidos Story Center e outros três edifícios dentro da vila, para a instalação dos Espaços Criativos Josefa d’ Óbidos, Baltazar Gomes Figueira e André Reinoso.
O projecto dos edifícios criativos está situado na zona da judiaria e ficará muito associado às actividades económicas. Os novos espaços irão albergar actividades produtivas e comerciais dentro da área da criatividade e tanto pode servir para um atelier de joalharia ou de arquitectura, como para um sapateiro se este tiver um projecto válido.
Já a igreja de S. Tiago será recuperada para albergar depois uma livraria, que será escolhida através de concurso público, devendo ser um equipamento cultural multifacetado.
A Casa das Rainhas – Óbidos Story Center será um espaço onde se pretende contar a história de Óbidos.
O futuro EPIC será o espaço com um valor de empreitada mais alto (na ordem dos 329 mil euros), e será constituído por áreas de exposição, de trabalho e ainda um show room dos projectos e ideias criativas que existirem em Óbidos.
Estas intervenções têm por objectivo reforçar a centralidade da vila, promovendo a sua multifuncionalidade. De acordo com a vereador Rita Zina, os oito edifícios que estão a ser reabilitados encontravam-se devolutos e, alguns deles, em adiantado estado de degradação.
“Trata-se de uma acção de conservação integrada, que tem como objectivo permitir a utilização e a fruição destes monumentos e edifícios antigos através da sua adaptação a novos usos, compatíveis com a especificidade de cada um”, explica.
As obras deverão estar completas durante o primeiro semestre de 2012.






























