Prevê-se que a construção de uma nova ala no lar, numa empreitada avaliada em 1,2 milhões de euros, esteja terminada até ao final deste mês de março
As obras para a construção de uma nova ala residencial na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alfezeirão, que se iniciaram ainda em 2019, estão agora próximas da sua conclusão.
Segundo explicou o provedor da instituição, Fernando Segismundo, à Gazeta das Caldas, a obra deverá estar concluída num prazo de cerca de duas semanas, pelo que até ao final do mês de março os trabalhos deverão estar terminados.
Esta é uma empreitada avaliada em cerca de 1,2 milhões e prevê a construção desta nova ala com cerca de 40 camas. “Irá permitir duplicar a capacidade de oferta”, esclareceu o dirigente, explicando que têm atualmente cerca de 40 utentes. Este aumento do número de utentes será fundamental para ajudar a instituição a garantir “sustentabilidade”.
A obra inclui, ainda, uma segunda fase, com a remodelação do refeitório e da lavandaria, que se prevê que demore mais cerca de um mês, pelo que as obras deverão ficar concluídas em abril. “Estamos a tratar do licenciamento e prevemos começar a receber utentes em maio”, esclareceu.
A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão tem cerca de 55 funcionários. “Com a ampliação está prevista a criação de mais 11 postos de trabalho, a entrar de forma faseada”, esclareceu Fernando Segismundo.
A instituição serve um total de 30 utentes no Centro de Dia, 30 utentes no Apoio Domiciliário e 20 utentes no Centro de Acolhimento de Emergência Social, além dos 40 já referidos no lar.
Antes da pandemia, as ambulâncias da Santa Casa transportavam mensalmente cerca de uma centena de utentes, e os Serviços de Reabilitação Física, Enfermagem e demais Cuidados de Saúde, serviam uma população de cerca de 80 utentes mensais. Ambos os serviços foram suspensos para evitar contágios. Além disso, a instituição tem ainda a Universidade Sénior, que atualmente está suspensa, mas que é frequentada por cerca de 50 alunos. ■































