A intervenção que permitirá aos comboios elétricos circularem até às Caldas só agora começou
Já se encontram a decorrer os trabalhos para a execução da subestação de tração de Runa, postos autotransformadores e de zona neutra no troço Mira Sintra- Meleças a Caldas da Rainha. Esta intervenção, que permitirá a receção da energia elétrica de alta potência e a sua distribuição para a catenária para fazer andar os comboios elétricos, tem um prazo de execução de “780 dias de calendário” e um valor de adjudicação superior a 5,3 milhões de euros. Esta empreitada integra as obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, cujo intervenção até às Caldas deverá estar terminada, de acordo com a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) ainda este ano. No entanto, essa obra ainda irá demorar, pelo menos, dois anos.
De recordar que a população de Runa (Torres Vedras) contestou a localização daquele equipamento tão próximo das habitações e da localidade devido aos problemas de saúde que poderia provocar, ao impacto paisagístico negativo e à destruição de um caminho romano. A localização da subestação de Runa foi alterada, mas esta deslocalização implicou a suspensão dos trabalhos da empreitada, obrigando a que, “após a conclusão dos trabalhos de modernização e eletrificação, as instalações de tração elétrica sejam alimentadas, provisoriamente, pela SST da Amadora para evitar furtos”. Ainda de acordo com a a IP, “com base na atual SST da Amadora, apenas será possível a exploração elétrica do troço compreendido entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Malveira”.































