Óbidos vai mostrar como era ser mulher na Idade Média

0
1631
Gazeta das Caldas
O mercado medieval volta a Óbidos entre 13 de Julho e 6 de Agosto (Foto de Arquivo) |Fátima Ferreira

A condição feminina nos tempos da Idade Média estará em destaque na edição deste ano do Mercado Medieval, que decorre entre 13 de Julho e 6 de Agosto, entre quinta-feira e domingo.
Nesta edição irão participar perto de 30 grupos de animação nas áreas de música, teatro, dança, torneios e recriação histórica, vindos de diversos pontos do país.
Estarão também presentes grupos locais, como os Gadilus, os Goliardos, os Toupeyros Medievos (Associação Josefa d’Óbidos), as Danças Antigas Josefa d’Óbidos, o Coro Alma Nova e o projecto Anatomia da Identidade, que participam no evento.

De acordo com Ricardo Ribeiro, administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, que organiza o evento, este ano haverá uma maior aposta nos grupos de teatro em palco e na deambulação pelo recinto do mercado, assim como um maior preenchimento de horário de animação. Aos domingos realiza-se a performance O Rapto da Rainha, que conta com a participação de grupos amadores locais de teatro do concelho de Óbidos.
Tendo em conta o tema deste ano “Ser Mulher na Idade Média” haverá duelos femininos nos torneios que se vão realizar.
Pelo recinto estarão dispostas 16 tavernas do concelho, dois tascos, uma associação como mercadora, dois grupos de recriação histórica e um grupo de animação. Participam também cerca de meia centena de artesãos e comerciantes, locais e estrangeiros.
Ricardo Ribeiro faz notar que este ano houve uma maior procura por parte de comerciantes de marroquinaria provindos do Norte de África. “A maioria é, contudo, nacional, com maior incidência do norte do país e também locais de Óbidos e região Oeste”, disse à Gazeta das Caldas.
Esta edição do mercado medieval comporta um investimento a rondar os 200 mil euros e envolve perto de 700 pessoas.
A entrada custa sete euros, sendo gratuita para crianças até aos 11 anos. Ao fim-de-semana, entre as 10h00 e as 16h00, o bilhete custa quatro euros, e os trajados à época podem entrar no evento por cinco euros. Os munícipes de Óbidos têm entrada gratuita.
À quinta e sexta-feira o evento está aberto das 17h00 à 1h00, ao sábado entre as 10h00 e a 1h00, e ao domingo entre as 10h00 e a meia-noite.

- publicidade -