Óbidos vai apresentar propostas de planeamento e mobilidade

0
526

notícias das CaldasA partir de 14 de Outubro, estarão expostos na galeria novaOgiva os trabalhos realizados no território do concelho sob o título “Território – Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa”. As propostas foram desenvolvidas pelos alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que estiveram em Óbidos durante a última semana de Outubro do ano passado e depois desenvolveram os seus projectos.
As apresentações seguir-se-ão, a partir de 21 de Outubro, pelas 21h00 e até Janeiro de 2012, com propostas para as nove freguesias que compõem o concelho. Para os dias 27 e 28 de Janeiro está previsto um seminário a decorrer na antiga adega da Casa da Farmácia, em Óbidos.

Entre as ideias que os estudantes trabalharam para este território estão a criação de alguns equipamentos de comércio, ou a possibilidade de incluir na vila um pequeno veículo desenvolvido pelo MIT – o city car – tendo em conta as suas ruas estreitas.
Para as aldeias é defendida a preservação das qualidades naturais dos espaços rurais, através do desenvolvimento de novas tipologias de ocupação do território, morfologias de aglomerados, das habitações e, ao mesmo tempo, de sistemas de mobilidade diferentes que permitam tornar este modelo sustentável.
Outros alunos propõem, em alguns casos, tipologias que passam pela ideia de casa-trabalho e, noutros casos, a possibilidade dos habitantes terem a sua própria horta.
Dada a dispersão entre os aglomerados do concelho, há também propostas de estudo de novos sistemas de mobilidade urbana, que deverão ser apoiados pelas novas tecnologias.
O presidente da Câmara, Telmo Faria, considera a abordagem  do MIT “muito interessante”, dado que cruza as questões da mobilidade com planeamento e energia. E dá mesmo o exemplo de uma proposta que consiste na criação de uma grande plataforma de desenvolvimento comum entre Caldas da Rainha e Óbidos, tendo como ligação central a linha do caminho-de-ferro.
O autarca lembra ainda que o parque tecnológico de Obidos, que se situa a dois quilómetros de cada uma das sedes de concelho, pode contribuir para uma mais efectiva ligação entre espaços urbanos próximos.
No âmbito da parceria com a Universidade Técnica de Lisboa, o MIT e o Parque Tecnológico está também a começar a ser montado um centro de investigação, que envolva também as empresas que se pretendam instalar naquele local.

 

- publicidade -