Óbidos tem nova paragem dos autocarros, com livros

0
738
O antigo mercado, agora requalificado, dá lugar a uma paragem de autocarros

Já se encontra a funcionar espaço de maior comodidade e que permite a aquisição de bilhetes

Chama-se Smart Stop Bus (está enquadrado no conceito Smart Cities) e fica situada em frente ao anterior abrigo de passageiros, à entrada da vila. Este novo espaço permite a quem utiliza os autocarros da Rodoviária do Oeste aguardar com maior comodidade, carregar o telemóvel ou computador e também obter os títulos de transporte num equipamento automático, sem ter de esperar pelo autocarro. “Apesar de termos uma aplicação, a maioria dos passageiros ainda não aderiu. Penso que se sentem mais confiantes em dirigir-se a uma máquina e a fazer uma aquisição no momento”, explicou Cristina Frazão, diretora da Rodoviária do Oeste. De acordo com a responsável, estes quiosques de venda, que substituem bilheteiras, permitem a aquisição de título sem ser a bordo do autocarro e a formação de filas, que era um dos problemas que tinham em Óbidos. Por vezes, juntavam-se vários passageiros para seguir viagem, especialmente turistas, e como a aquisição do bilhete tinha de ser feita pelo condutor do autocarro, “acabava por demorar e prejudicar bastante o cumprimento dos horários, e levava a que os outros passageiros tivessem de ficar também à espera”, explicou.
O novo espaço foi inaugurado a 12 de outubro, no âmbito do Folio, e também tem uma pequena biblioteca de livros usados, permitindo a leitura enquanto se espera pelo autocarro. Atualmente disponibiliza informação sobre os horários dos autocarros e, no futuro, fornecerá esses dados em tempo real.
O presidente da Câmara, Filipe Daniel, reconheceu a “grande necessidade” de haver um espaço com condições, acrescentando que o objetivo passa por fazer “algo de maior dimensão”, até porque existem bastantes utilizadores dos transportes públicos, entre turistas e também residentes que trabalham fora.■

- publicidade -