Este ano não haverá Mercado Medieval em Óbidos, mas quem chega à vila encontra um cenário que lhe permite recuar no tempo. Decorrerão também iniciativas nas redes sociais
Logo à chegada, junto à Porta da Vila há uma tribuna com dois tronos onde os visitantes podem sentar-se e tirar fotografias, protegidos por lanças afiadas. As ruas estão engalanadas com bandeiras e pela vila há diversos apontamentos que convidam a uma “viagem” ao passado. Junto à cerca do castelo há um dragão à espreita, acompanhado por gárgulas, enquanto que junto à Igreja de S. Tiago há uma gaiola de grandes dimensões e instrumentos de tortura.
Quem procura uma vertente mais mística deverá passar pela zona do arrabalde e deparar-se com almas penadas e espanta espíritos.
Tendo em conta que não se realizará a 19º edição do evento, a organização pretende “fazer com que o visitante se aventure nesta descoberta do passado” e celebre os 18 anos de Mercado Medieval com um roteiro pelas ruas que estará, também, disponível em suporte digital, através da leitura de QR Code nos locais.
Este percurso estará a funcionar até finais de Agosto. Já no próximo dia 23 de Julho irá decorrer um webinar sobre a Peste Negra em Portugal durante a Idade Média. A conversa terá lugar na página de Facebook do Mercado Medieval de Óbidos, pelas 18 horas, e trata-se de um “assunto com alguma actualidade tendo em conta, e com as devidas diferenças e proporções, a situação de pandemia por COVID-19 que vivemos neste momento”, explica a organização.
Esta iniciativa terá como orador André Silva, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que investiga “A Peste Negra no Portugal de Trezentos – Impactos e Consequências”, para o seu doutoramento, sob orientação de Luís Miguel Duarte e Filomena Lopes Barros. os moderadores serão Bruno Silva e Manuela Santos Silva.
MAIS MIL VOUCHERS DE DESCONTO
Depois da primeira campanha promocional “Eu vou a Óbidos” ter esgotado em poucos dias, o município volta a oferecer mil vouchers, no valor de 15 euros cada, a visitantes que queiram ir a Óbidos e usufruir da oferta turística local. Os primeiros mil vales de desconto são válidos até 15 de Julho e estes últimos podem ser usados até 15 de Agosto. Os cartões têm uma validade relativamente curta, pois a câmara entende que é neste momento que o reforço é necessário. O objectivo passa por atrair pessoas a Óbidos, promovendo a sua permanência.































