A recriação histórica da conquista de Óbidos aos mouros por D. Afonso Henriques será o mote desta edição do Mercado Medieval de Óbidos, que abre já na próxima quinta-feira, dia 11 e encerra a 4 de Agosto, funcionando entre quintas-feiras e domingos.
E será também baseado na lenda que existe dessa mesma conquista que se irá realizar o Assalto ao Castelo, todas as sextas às 22h00.
Abrangendo o último século de permanência muçulmana e o período imediatamente anterior à Reconquista e à própria conquista de Óbidos aos mouros, esta edição pretende dar a conhecer a fundação do concelho de Óbidos enquanto território cristão recém-conquistado, terminando na primeira carta de Foral de D. Sancho I, em 1195.
Entre as novidades, destaque para a nova distribuição da Cerca do Castelo, que permite uma renovação cenográfica do espaço com a criação de uma verdadeira Praça de Trovadores, assim como um novo posicionamento das tavernas e mercadores presentes.
A animação será garantida por vários grupos de música, animação e grupos de armas de todo o país, com destaque para o regresso dos “conceituados Strella do Dia e a aposta nos torneios a cavalo do grupo de armas da Companhia Livre”, adiantou à Gazeta das Caldas José Parreira, coordenador da Empresa Municipal Óbidos Criativa.
Este ano haverá também, de acordo com o mesmo responsável, um reforço no teatro de rua e de animação de deambulação, que “permite uma maior interacção com o visitante, recriando uma vivência e convivência mais genuína da época medieval”.
Diariamente estarão presentes no mercado entre 150 a 200 animadores e recriadores históricos.
No dia 28 de Julho irá decorrer o II Torneio de Tiro com Arco do Mercado Medieval, organizado pela Guarda do Alcaide, na sequência do trabalho de aprofundamento desta vertente de recriação histórica iniciada no ano passado. Nesta edição existe também uma parceria com a Pousada de Óbidos para a realização de um Banquete Real, no dia 3 de Agosto, no pátio daquela unidade hoteleira.
Durante a semana o mercado medieval abre as suas portas às 17h00 e fecha à meia noite (quinta-feira) e 1h00 (sexta-feira). Durante o fim-de-semana terá início às 12h00 e encerra à 1h00 (sábado) e meia noite (domingo).
Os bilhetes custam seis euros, sendo grátis para crianças até aos 11 anos. Os trajados à época pagam apenas três euros para entrar no recinto e os munícipes têm entrada livre.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
- publicidade -































