
A dupla de estilistas Storytailors será a convidada deste ano do Festival Internacional de Chocolate para participar na festa de encerramento, a 2 de Abril, e que, pela primeira vez, se realizará fora da cerca mas dentro do Castelo, ocupando o espaço da Praça de Santa Maria.
Este evento de moda e chocolate, protagonizado pelas originais peças de João Branco e o Luís Sanchez, que compõem aquela dupla, terá início pelas 22h00. Os Storytailors participaram antes com criações ornamentadas com chocolate nos desfiles do Salon du Chocolat, em Paris.
Outras das grandes novidades desta nona edição é a introdução do novo formato, em que o evento decorre apenas de quinta-feira a domingo, nas três semanas entre 17 de Março e 3 de Abril. De segunda a quarta-feira apenas se encontra a funcionar o espaço de showroom (exposição) na galeria novaOgiva.
As esculturas voltarão a estar expostas na cerca, este ano tendo por tema o património histórico de Óbidos.
No mesmo recinto irá decorrer o concurso internacional de receitas de chocolate, onde profissionais vindos de várias partes do mundo apresentam as suas receitas, ao vivo, numa cozinha montada para o efeito.
Também a mostrar a sua mestria no trabalho do chocolate estarão os profissionais de pastelaria e restauração que concorrem ao Concurso Chocolatier Português do Ano.
Haverá ainda um concurso Montras em Chocolate, onde participam as várias pastelarias de norte a sul do país, decorando montras colocadas no recinto com produtos em chocolate. Já o concurso Ourives de Chocolate tem como objectivo a apresentação de peças de joalharia feitas em chocolate. Cada concorrente apresenta três peças (colar, pulseira e anel) feitas 80% em chocolate e os restantes 20% em pastilhagem, açúcar escorrido ou soprado ou outra matéria-prima comestível.
Noutra iniciativa, mais de uma dezena dos chefes portugueses mais conhecidos irão fazer demonstrações de pratos salgados (carne e peixe) com chocolate, no local do evento, na Cerca do Castelo, patrocinada pela Revista Teleculinária.
Para o público em geral existem os Cursos de Chocolateria, de nível 1 destinado a quem não possui conhecimentos na área, e de nível 2, dirigido a quem já frequentou o primeiro ou para quem já tem alguns conhecimentos em chocolateria. Nesta edição será introduzido um curso de nível 3, com maior nível de exigência e dificuldade, para quem já frequentou os outros nas edições anteriores
Haverá ainda body painting (pinturas corporais), ementas de chocolate elaboradas nos restaurantes do concelho e receitas para diabéticos confeccionadas por chefes pasteleiros.
Qualificação do evento para captar visitantes mais exigentes
“Este ano apostámos na qualificação do evento, em reafirmar os conteúdos que já existiam e na melhoria de todo o espaço do recinto”, explicou José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, a organizadora do evento.
O responsável destaca que numa óptica de valorização dos recursos existentes, têm uma parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste que irá fazer um showcooking (exibição culinária) frente às suas instalações em Óbidos e também fornecerá parte dos produtos que serão vendidos nos pontos da Obidos Patrimonium.
A organização fez ainda um convite a todas as escolas de hotelaria do pais a estarem presentes na inauguração do evento. A 19 de Março a RTP fará uma emissão em directo de Óbidos, associando-se também ao evento.
Este ano o Festival tem um orçamento inferior a 300 mil euros. Conta com os patrocínios do Turismo do Oeste, do grupo Intermarché e da marca de chocolate Valrhona e parcerias com a AEG, Febal e Teleculinária.
Os bilhetes custam 7 euros, ou 5 euros para crianças com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos. Os portadores da Via Verde para a Cultura terão acesso gratuito, assim como os munícipes à quinta e sexta-feira.






























