Óbidos: Procissão da Rapaziada volta às ruas no domingo

0
332

Manifestação religiosa rara no país volta a percorrer as ruas da vila, mas num formato diferente, ainda condicionado pelo período pandémico

Fátima Ferreira

A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada e que dá início às celebrações pascais na vila de Óbidos, volta a sair à rua dois anos depois, no próximo domingo (6 de março) a partir das 15h00.
Atendendo à situação epidemiológica, a procissão realizar-se-á com um formato diferente do habitual. às 15h00 será celebrada a missa na Igreja de São Pedro, com pregação penitencial por um frade franciscano, seguida da procissão evocativa da Ordem Terceira, apenas com o andor da estigmatização de São Francisco. A procissão percorre as ruas da Vila de Óbidos e termina na Igreja de Nossa Senhora de Monserrate (Ordem Terceira).
Esta cerimónia religiosa recorda a espiritualidade de São Francisco de Assis, numa tradição que já vem do tempo em que a vila de Óbidos pertencia à Casa das Rainhas. A Ordem Terceira foi criada no século XIII por São Francisco de Assis para pessoas que desejavam viver como religiosos, sem deixarem o seu estado civil. Esta comunidade laica só se instalou na Capela de Nossa Senhora de Monserrate no século XVIII e a manifestação religiosa, muito rara no país, realizando-se, nesta região, somente em Mafra e Óbidos.
A Procissão da Rapaziada é organizada pelas Paróquias de Santa Maria e S. Pedro de Óbidos, Santa Casa da Misericórdia da vila de Óbidos, Comissão da Semana Santa e conta com o apoio do município de Óbidos e da empresa municipal Óbidos Criativa. ■

- publicidade -