Óbidos implementa solução de monitorização de tráfego

0
449

Em Óbidos já se sabe quantas pessoas estão na vila. O sistema de contagem, em tempo real e de forma anónima, é um projecto do Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) com tecnologia de uma das suas empresas, a MakeWise, que foi solicitado pelo município no âmbito das medidas de mitigação e combate à pandemia.
Este sistema irá monitorizar e controlar o fluxo de pessoas na vila que, actualmente, está limitado a um máximo de 875, em simultâneo. De acordo com Gonçalo Abreu, responsável pela Makewise, o sistema de monitorização funciona “com base em modelos de Inteligência Artificial para identificar pessoas e viaturas a partir de uma imagem”, refere o PTO em nota de imprensa. “O sensor de visão inteligente recolhe e analisa a informação, extrai os dados e descarta as imagens (garantindo a protecção de dados pessoais e sensíveis)”, explica.
Os dados recolhidos vão produzir informação para apoio às tomadas de decisão. Sempre que o número limite de ocupação de pessoas esteja prestes a ser atingido, a tecnologia dispara um alerta que é enviado às entidades com acesso à plataforma. O sistema também informa quando a situação for dada como controlada.
Este projecto é resultado de cinco anos de trabalho no desenvolvimento de soluções baseadas em visão e inteligência artificial.

- publicidade -