O Dia da Mulher (8 de Março) foi assinalado pela Óbidos.com com uma homenagem à enfermeira Cláudia Ferreira, que exerce a sua profissão há 12 anos no Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.
“Tentamos sempre homenagear alguém que, pela sua discrição, profissionalismo e dedicação aos outros, se destaque na vivência em sociedade”, explicou Luís Cajão, aquando da entrega da insígnia “dever e dedicação” à profissional, que decorreu na sede do CHO.
A associação quis também prestar homenagem a uma “profissão tantas vezes esquecida mas fundamental”, que é a enfermagem, e lembrar que os profissionais além da questão técnica, também prestam apoio aos doentes.
Natural da Benedita, Cláudia Ferreira, começou o seu percurso profissional na parte de Obstetrícia, onde esteve seis meses, até passar para a Medicina Interna, onde permanece há mais de uma década, integrando uma equipa de 30 profissionais de enfermagem. Aos 34 anos, a jovem diz-se realizada e destaca que é uma profissão que exige muita dedicação. “No dia-a-dia do trabalho temos de ter os olhos bem abertos para conseguir chegar a todos os pontinhos do doente”, explica.
A trabalhar há 12 anos, Cláudia Ferreira vê com alguma preocupação o futuro dos seus colegas mais novos e defende que esta profissão devia de ser mais valorizada. “Mas cá estão estes prémios e o obrigado do dia-a-dia dos nossos doentes e das suas famílias, que nos enchem o coração”, remata.
Cecília Ramos, enfermeira directora do centro hospitalar, mostrou o seu orgulho em gerir uma equipa que é “o suporte para os doentes” pois acompanha-os 24h00 por dia. “Se nós como enfermeiros conseguirmos dar aquela palavra e aquele aconchego, que não é nada técnico mas tem a ver com a vertente humana, conseguimos fazer toda a diferença”, destacou a responsável, que sempre valorizou nos enfermeiros a procura na humanização dos cuidados.
O presidente do Conselho de Administração do CHO, Carlos Sá, também esteve presente na cerimónia e agradeceu a homenagem. “Neste momento é importante perceber que todas as pessoas que trabalham no centro hospitalar só têm uma missão, a de tratar da melhor maneira possível os doentes que diariamente aqui acorrem”, disse, acrescentando que, “isso às vezes é esquecido em lutas internas e questiúnculas que não fazem qualquer sentido”.
Na passada sexta-feira, a Obidos.com homenageou também a mulher empresária, atribuindo um certificado a todas as empresárias associadas, cerca de meia centena.






























