Óbidos é Vila Resiliente até 2030

0
507

A Proteção Civil de Óbidos submeteu, em 2019, uma candidatura às Nações Unidas com o propósito de atribuir ao município o galardão de “Vila Resiliente”, até 2030, no âmbito do programa internacional das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Catástrofes. Na sequência da aprovação da candidatura, foram promovidas várias metas operacionais direcionadas à prevenção e mitigação de riscos colectivos.
Destacam-se nesta iniciativa algumas medidas, como a criação de Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias e criação de uma rede de Desfibrilhação Automática Externa no concelho, em particular nos locais de maior risco.
Serão também criadas ferramentas e aplicações de comunicação e informação pública. No início do ano foi reforçada a candidatura para esta década, e validada pelas Nações Unidas.
Atualmente Óbidos é o único município do distrito de Leiria reconhecido pelas Nações Unidas como Cidade/Vila Resiliente, mas a autarquia garante que “tudo irá fazer” para que os congéneres do distrito, e em particular aqueles que integram a Comunidade Intermunicipal do Oeste, possam fazer parte desta rede internacional, que tem como propósito a redução do risco de catástrofes no território. E pretendem fazê-lo “através da colaboração na elaboração e submissão da candidatura”, especifica o vereador com o pelouro da proteção civil, José Pereira, à Gazeta das Caldas.
Entre as iniciativas previstas estão a divulgação nas redes sociais. “Tendo em consideração que a candidatura é exclusiva de cada município, não temos competências para promovermos candidaturas para outros municípios, devendo o nosso raio de acção ser unicamente na vertente da sensibilização da importância do projeto”, destaca. ■

- publicidade -