Início Painel Óbidos e Reggio Emília estabelecem parceria na área da educação

Óbidos e Reggio Emília estabelecem parceria na área da educação

0
Óbidos e Reggio Emília estabelecem parceria na área da educação

notícias das CaldasAs autarquias de Óbidos e Reggio Emilia (Itália) estabeleceram uma parceria com base no Programa Europeu – Comenius Régio. A candidatura, no valor de 45 mil euros, vigorará a partir de 1 de Agosto e terá uma duração de dois anos. Serão implementadas e partilhadas diversas dinâmicas com base no modelo pedagógico praticado pelas escolas daquela região  italiana, com mais de 50 anos de existência.

“Reggio Emília é um modelo pedagógico de reconhecimento internacional”, refere Ana Sofia Godinho, coordenadora do Gabinete de Educação de Óbidos.
O tema a ser trabalhado pelos dois parceiros é a “Identidade”, procurando Óbidos vincar uma identidade local e cultural. A desenvolver os ateliers  com as crianças terão um conjunto de artistas plásticos e animadores, ao passo que em Reggio Emília têm atelieristas a trabalhar em permanência com os mais novos.
Além dos ateliers, que irão decorrer durante o ano lectivo, serão organizados nos dois locais, workshops e seminários que permitam a monitorização do projecto e a divulgação internacional dos resultados.
A primeira acção no âmbito desta candidatura será a visita de educadores, artistas e outros técnicos da área da Educação a Reggio Emília, havendo também depois a visita dos italianos a Óbidos.
A parceria é composta pelo município de Óbidos, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Histórias com Bicho, município de Reggio Emilia, Província de Reggio Emilia, Preschools and Infant-toddler Centers – Istituzione of the Municipality of Reggio Emilia  and Reggio Children- International Center for the Defense and Promotion of the Rights and Potential of All Children.
O conceito de atelier já teve uma primeira abordagem nos complexos escolares de Óbidos, durante o ano lectivo que agora terminou, onde as crianças tiveram a oportunidade de se  expressar de forma artística e explorar o ambiente que as rodeia.
Os ateliers foram dinamizados por animadores da autarquia. O dos Arcos dedicou-se à execução de um laboratório de arte experimental, com principal incidência na joalharia. O do Alvito apostou na criação de mobiliário em cartão e o do Furadouro na utilização da luz como ferramenta pedagógica.
Para este ano lectivo 2010/2011 os temas escolhidos foram a luz, joalharia e objectos, sendo que alguns deles estiveram em exposição na conferência de encerramento da rede Creative Clusters. Os produtos criados no âmbito dos ateliers criativos serão leiloados em Setembro.
Esta região  italiana é também parceira de Óbidos na rede Creative Clusters in Low Density Urban Areas, do programa Europeu URBACT II.

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.