As autarquias de Óbidos e Reggio Emilia (Itália) estabeleceram uma parceria com base no Programa Europeu – Comenius Régio. A candidatura, no valor de 45 mil euros, vigorará a partir de 1 de Agosto e terá uma duração de dois anos. Serão implementadas e partilhadas diversas dinâmicas com base no modelo pedagógico praticado pelas escolas daquela região italiana, com mais de 50 anos de existência.
“Reggio Emília é um modelo pedagógico de reconhecimento internacional”, refere Ana Sofia Godinho, coordenadora do Gabinete de Educação de Óbidos.
O tema a ser trabalhado pelos dois parceiros é a “Identidade”, procurando Óbidos vincar uma identidade local e cultural. A desenvolver os ateliers com as crianças terão um conjunto de artistas plásticos e animadores, ao passo que em Reggio Emília têm atelieristas a trabalhar em permanência com os mais novos.
Além dos ateliers, que irão decorrer durante o ano lectivo, serão organizados nos dois locais, workshops e seminários que permitam a monitorização do projecto e a divulgação internacional dos resultados.
A primeira acção no âmbito desta candidatura será a visita de educadores, artistas e outros técnicos da área da Educação a Reggio Emília, havendo também depois a visita dos italianos a Óbidos.
A parceria é composta pelo município de Óbidos, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Histórias com Bicho, município de Reggio Emilia, Província de Reggio Emilia, Preschools and Infant-toddler Centers – Istituzione of the Municipality of Reggio Emilia and Reggio Children- International Center for the Defense and Promotion of the Rights and Potential of All Children.
O conceito de atelier já teve uma primeira abordagem nos complexos escolares de Óbidos, durante o ano lectivo que agora terminou, onde as crianças tiveram a oportunidade de se expressar de forma artística e explorar o ambiente que as rodeia.
Os ateliers foram dinamizados por animadores da autarquia. O dos Arcos dedicou-se à execução de um laboratório de arte experimental, com principal incidência na joalharia. O do Alvito apostou na criação de mobiliário em cartão e o do Furadouro na utilização da luz como ferramenta pedagógica.
Para este ano lectivo 2010/2011 os temas escolhidos foram a luz, joalharia e objectos, sendo que alguns deles estiveram em exposição na conferência de encerramento da rede Creative Clusters. Os produtos criados no âmbito dos ateliers criativos serão leiloados em Setembro.
Esta região italiana é também parceira de Óbidos na rede Creative Clusters in Low Density Urban Areas, do programa Europeu URBACT II.






























