
Estão a ser implementadas zonas de circulação de sentido único, com o propósito de evitar cruzamento de pessoas durante os percursos e um sistema de contagem, em tempo real, que limita o acesso a mais de 875 pessoas dentro do perímetro muralhado
O passeio de ida e volta pela Rua Direita não é recomendado nos próximos tempos. Para evitar o cruzamento de pessoas dentro das muralhas, foram criados circuitos pedonais de sentido único. A Câmara de Óbidos vai também restringir o número de visitantes, ao implementar um sistema de contagem, que limita a 875 o número de pessoas dentro do perímetro muralhado, medidas que integram um conjunto de determinações que a autarquia publicou num despacho que prolonga o estado de alerta no concelho até ao dia 6 de Julho.
Porém, a Câmara realça que se tratam de “sugestões de trajecto” e não uma imposição aos turistas, indo de acordo com as medidas de distanciamento social.
A prorrogação do estado de alerta determina, ainda, medidas como a limitação máxima de ocupação dos parques de estacionamento em função do número de pessoas em circulação na vila, com um número máximo de 250 viaturas, bem como a colocação de distribuidores automáticos de máscaras de protecção. Permanecem encerrados alguns edifícios municipais, como a biblioteca e piscinas municipais, mantendo-se o contacto com o publico via telefónica e e-mail e plataforma digital. Serão abertos, de forma faseada e com monitorização e avaliação das condições de segurança e saúde para colaboradores e visitantes, os espaços municipais afectos ao Posto de Turismo, à Rede de Museus e Galerias e ao serviço de Metrologia.
Mantém-se proibida a prática de desportos colectivos, sendo apenas permitidas no pavilhão municipal actividades individuais.
As esplanadas têm capacidade restingida a 50%, o OBI (serviço urbano de transporte) está suspenso e os centros de convívio Melhor Idade encerrados, sendo asseguradas refeições aos utentes que delas necessitem.
O reforço da limpeza, a promoção de teletrabalho para os funcionários do município e a proibição de festas, festivais e espectáculos também estão previstas. Por outro lado, continua a ser prestado apoio psicológico, mediante solicitação, por meio electrónico e o serviço de refeições em regime de take away para os alunos que dele careçam.
Os cemitérios abrem entre as 8h30 e as 17 horas e os funerais têm um limite de 20 pessoas. Não são permitidos velórios e as missas e outras actividades de culto estão restringidas a 50% da capacidade máxima de lotação da igreja ou capela.






























