Óbidos continua a marcar pontos no gaming

0
583
Humorista António Raminhos foi convidado a jogar pela primeira vez este jogo

Cenário medieval foi escolhido para lançamento do Final Fantasy XVI pela Playstation

Depois do Óbidos Vila Gaming, o castelo foi escolhido como cenário para lançamento do novo jogo Final Fantasy XVI da Playstation, um jogo também ele desenrolado em contexto medieval. O humorista António Raminhos e vários gamers foram convidados do programa Modo, que é apresentado por Marta Casaca e Gonçalo Morais e que foi transmitido em direto a partir de Óbidos. Os gamers, e fãs de Final Fantasy, RetroRaider, Ana Guerra, DotPone e Catarina João, foram os tutores de António Raminhos na sua primeira experiência a jogar este conhecido jogo.

Cerca de 30 pessoas assistiram ao evento

A assistir ao evento no fosso do castelo encontramos Sara Coutinho, jovem de Sintra que várias vezes vem a Óbidos e Caldas. “Desta vez vim de propósito para o lançamento do Final Fantasy porque sou muito fã do jogo”, contou. “O primeiro Final Fantasy que eu joguei foi o VII e VIII, tínhamos os dois e íamos passando um bocadinho de cada um, ainda na Playstation 1”, revelou.
Depois de jogar o décimo sexto jogo da franquia, descreveu a experiência como “completamente diferente”. “Estou muito habituada ao estilo antigo, mas os gráficos estão muito bons, com pormenor imenso e a jogabilidade está muito boa, é interessante termos sempre toda a franquia, como os monstros e os boss, vai ser bom estar a explorar todo aquele mundo”, disse, elogiando a escolha do cenário medieval para o lançamento deste jogo. “Estamos imersos na própria experiência do jogo, foi brutal, uma ideia muito boa”.
A diretora de marketing da Playstation Portugal, Sandra Páscoa, afirmou que “a escolha do Castelo de Óbidos, classificado como Monumento Nacional, para ser palco deste evento, para além do óbvio, realça a importância para a PlayStation Portugal de estar perto das comunidades locais”. A mesma responsável afirmou que estavam “muito satisfeitos e entusiasmados por poder realizar um evento num local de tremenda importância a nível nacional, que nos permitirá estar mais perto da comunidade de Óbidos e do oeste do país”.
Já o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, explicou à Gazeta das Caldas que esta oportunidade surgiu na sequência do evento Óbidos Vila Gaming, que organizaram este ano. “Temos tido um conjunto muito vasto de solicitações”, contou, revelando que estão atualmente “a estudar algumas possibilidades”.

Episódio do programa Modo no cenário medieval assinalou lançamento do Final Fantasy XVI em Portugal
- publicidade -

O objetivo era “criar uma nova realidade para um território que se reinventa todos os dias” e isso foi conseguido através da ligação improvável entre um território medieval e o mundo dos videojogos e da tecnologia. “Fomos contactados para ser aqui lançado este jogo e aceitámos, porque faz parte do que é a nossa estratégia”, realçou o autarca, notando a importância desta aposta e de “aproveitar estas oportunidades que nos estão a dar para criarmos um novo hub ligado ao jogo e aos conteúdos que são extremamente importantes para fixar e atrair novos jovens”. ■

- publicidade -