A Óbidos.com pretende adquirir este ano um carro eléctrico para transportar as malas dos turistas que ficam alojados dentro da vila, assim como algumas mercadorias para os comerciantes, tendo em conta que o novo regulamento de trânsito prevê a proibição da circulação automóvel intra-muralhas.
A 11 de Janeiro, e de forma a comemorar mais um aniversário, a associação empresarial celebrou um protocolo com uma empresa de Fátima que no final do ano vai oferecer 2% sobre as suas vendas neste concelho para causas sociais.

Carlos Martinho, presidente da associação Óbidos.com, explicou que o veículo custa entre 15 a 17 mil euros e que a associação está a preparar uma candidatura para comparticipar a sua aquisição. O objectivo com esta compra é que possam ter um local de “recepção para os clientes, onde possam deixar as suas viaturas e depois transportar as suas malas para as várias unidades hoteleiras”.
Para este ano, a Óbidos.com tem também previsto um workshop de artesanato e pintura com o objectivo de dar mais “ferramentas” aos comerciantes da vila para poderem criar novos produtos. A 13 de Junho querem passar a assinalar o Dia do Turista. “É uma forma de agradecer aos turistas que escolhem a vila de Óbidos para visitar”, explicou Carlos Martinho, no passado dia 11 de Janeiro, data em que a associação cumpriu mais um aniversário.
A associação empresarial pretende criar um desdobrável com as vantagens que os seus associados podem obter, bem como um mapa da vila de Óbidos em português e inglês. No final do mês irá iniciar um questionário aos comerciantes para tentar perceber os seus problemas e que soluções defendem no que respeita à nova lei de ocupação do espaço público dentro da vila. A associação está também a preparar um documento que irá depois apresentar à Câmara.
Durante o ano irão continuar a decorrer os almoços e jantares solidários de angariação de fundos para várias instituições.
Em dia de aniversário (12 anos), a Óbidos.com estabeleceu um protocolo com a JL-Medirolo, uma empresa sediada em Fátima e que se dedica ao comércio por grosso de produtos e equipamentos de higiene e limpeza, produção e comércio de tapetes, que irá ceder 2% das suas vendas neste concelho para causas sociais. A verba, que será conhecida no final do ano, reverterá para os Bombeiros de Óbidos e para a Câmara, neste último caso para ser utilizado na recuperação de casas degradadas de famílias carenciadas.
A JL-Medirolo já trabalha com perto de 50 empresas do concelho de Óbidos, todas associadas da associação empresarial. Joel Reis, sócio-gerente da empresa, disse não ter uma estimativa do valor a oferecer pois tudo dependerá das vendas que forem feitas durante o ano.
Em 2018, o My Oeste foi o grande projecto a que se dedicou a Óbidos.com. Orçado em 300 mil euros (85% financiados por fundos comunitários), integrou sete actividades, entre concursos de ideias, workshops, procura de boas práticas internacionais e a criação de um portal.
Carlos Martinho destaca o facto de terem envolvido cerca de 2800 alunos de diversos estabelecimentos de ensino e alavancado algumas empresas de jovens. O responsável deu ainda nota que, numa reunião recente no Turismo do Centro, esta entidade mostrou-se bastante interessada num dos projectos vencedor do concurso de empreendedorismo, a “Jangada na Lagoa”, que consiste na colocação de uma jangada na Lagoa, que servirá refeições.

- publicidade -