Luís Cajão continua como presidente da associação empresarial de Óbidos (Óbidos.com) pelo terceiro mandato consecutivo, mas agora com uma equipa que reúne empresários de vários concelhos da região Oeste. A nova direcção tomou posse no passado dia 7 de Julho, na Pousada do Castelo, em Óbidos, e entre os objectivos estão uma maior aproximação às empresas e uma abrangência regional.
Actualmente com cerca de 350 associados, metade dos quais de fora do concelho de Óbidos, a Óbidos.com pretende afirmar-se como uma associação regional. A integrar a direcção estão agora também empresários de Torres Vedras, Cadaval, Caldas da Rainha e Leiria, representativos de várias áreas de actividade, nomeadamente a agricultura, turismo, comercio, cultura, serviços, inovação e industria.
“Estamos a considerar fazer um conselho consultivo, com um representante de cada actividade para que estejamos mais próximos das necessidades das pessoas e das preocupações das empresas”, informou Luís Cajão.
A Óbidos.com representa as associações e empresas no Turismo do Centro de Portugal e pretende fazer, a curto prazo, protocolos com várias entidades de modo a poder prestar mais serviços aos empresários.
“Pretendemos dotar cada vez mais esta associação de estruturas essenciais para uma resposta mais rápida e próxima aos associados e para que possa ter uma voz activa de levar os problemas das pessoas junto de quem decide”, disse o responsável.
Luís Cajão disse ainda que as entidades públicas “têm que perceber” que as associações são fundamentais na vivência actual e que é importante a aproximação entre as várias instituições existentes num território. O Conselho da Lagoa é um exemplo disso mesmo, em que conseguiram juntar à mesma mesa as autarquias das Caldas e Óbidos, as juntas de freguesia ribeirinhas, a Associação de Pescadores e Mariscadores Amigos da Lagoa de Óbidos, universidades e empresas.
Luís Cajão mostrou ainda a sua preocupação com o facto de não haver uma estratégia uniforme para a região. “Estamos fartos de estudos e estratégias que depois são guardados na gaveta”, disse, defendendo a criação de um plano comum. Nesse sentido, a associação desafiou alunos de um curso de mestrado a fazer a compilação das estratégias que existem para o Oeste, para depois as juntar e mostrar quais são os pontos fortes e fracos e, depois, o caminho a seguir.
Foi também lançado aos associados o desafio de conhecerem o perfil de quem visita Óbidos e quanto tempo permanecem na vila.
A formação é outra das apostas da Óbidos.com, estando previsto para breve o arranque de uma acção em 28 empresas, com o objectivo destas se modernizarem e valorizarem os seus recursos, com vista conduzir à certificação ou às necessidades do mercado externo.
Também serão feitas formações junto dos empresários na vertente do atendimento. “Temos que incentivar mais a qualidade do atendimento pois isso pode diferenciar o nosso destino”, defendeu Luís Cajão.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































