Óbidos com projectos de educação ambiental

0
531

Um grupo de alunos do primeiro ciclo conhece hoje, 20 de Dezembro, a actividade diária do executivo da Câmara de Óbidos e, ao final da manhã, um representante dessas crianças irá assinar, juntamente com o presidente da autarquia, Humberto Marques, uma declaração de compromisso para a sustentabilidade, educação ambiental e cidadania.
Neste mesmo dia o município de Óbidos, o Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e as Águas do Tejo Atlântico, assinam um protocolo de cooperação no âmbito do “Projecto Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental”. Nesta cerimónia vai também ser celebrado um outro protocolo, entre o município de Óbidos e a associação PATO, no âmbito do projecto “Por estes rios acima”.
O projecto Peixes Nativos foi lançado em Novembro de 2017 e tem por objetivo monitorizar anualmente, na época de seca estival, espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones em rios intermitentes do centro do país. São também realizadas acções de sensibilização ambiental dirigidas a crianças das escolas de primeiro ciclo dos concelhos ribeirinhos.
Já o projecto “Por estes Rios Acima” visa a realização de diversas acções no Rio Real e na Reserva Natural Local do Paul da Tornada, que serão coordenadas pela associação PATO, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e o MARE-ISPA. A autarquia assegura o transporte dos alunos.

- publicidade -