
Óbidos associou-se às iniciativas do Ano Europeu das Actividades de Voluntariado com a dinamização de programas que são desenvolvidos em parceria com várias instituições do concelho.
Cinco entidade disponibilizam-se para acolher voluntários, que vão desenvolver actividades com vista a colmatar necessidades humanas, sociais e inter-geracionais da população.
”Ajudar a Viver o Quotidiano” dá nome à actividade desenvolvida pela Junta de Freguesia do Vau, destinada a famílias carenciadas, e especialmente aos idosos. Diariamente, da parte da tarde, três voluntários disponibilizam-se para estar no local e distribuir bens alimentares, fomentar a inserção social dos abrangidos e desenvolver actividades de ocupação dos tempos livres.
Nas Gaeiras, a associação “O Socorro Gaeirense” irá disponibilizar, duas vezes por semana, a “massoterapia” aos utentes do Centro de Dia e de Convívio. Será uma voluntária com formação nesta área quem irá promover estas terapias de relaxamento e bem-estar.
Os utentes do Centro de Convívio do Arelho poderão participar nos “Ateliers de Costura e Artes Plásticas”, promovidos no Centro Cultural, Social e Recreativo Arelhense. Dois voluntários irão promover estas actividades vez por semana, de 15 em 15 em dias (em regime de alternância), à quarta-feira da parte da tarde.
No Centro Social, Cultural e Recreativo da Amoreira haverá apoio ao estudo. Quatro voluntários irão ajudar, duas vezes por semana, os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino básico daquela localidade.
O Banco Local de Voluntariado de Óbidos conta actualmente com 64 inscritos. Com o objectivo de dinamizar e acompanhar as diversas actividades existentes, foi criada e nomeada, de entre os voluntários, a figura de comissário do voluntariado, representada por Rui Henriques, que tem actuado no fomento da ligação entre entidades promotoras de voluntariado, voluntários e o Banco Local de Voluntariado de Óbidos.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























