Óbidos + Ativo juntou cerca de 4 mil pessoas

0
568

Programa inclusivo e diversificado marcou a quinta edição do festival

Inspirar todos a adoptar hábitos de vida mais saudáveis, através da prática regular de atividade física e de uma alimentação equilibrada e consciente é o propósito do Festival Óbidos + Ativo. A quinta edição do evento, que decorreu entre 22 e 26 de maio, juntou cerca de 4000 pessoas, de acordo com a organização.
Durante cinco dias o complexo desportivo acolheu uma verdadeira maratona de atividades, desde aulas em grupo a circuitos para carros a pedais, espaços para skates, bicicletas, mini-golfe, ténis, basquetebol, dança, torneios desportivos, desporto adaptado, workshops, entre muitas outras.
Seguindo a lógica de descentralização, o festival arrancou, a 22 de maio, com o seminário “saúde digital e atividade física”, realizado no Parque Tecnológico e onde foi anunciado um projeto que visa, através da tecnologia, reforçar o apoio de proximidade à população sénior do concelho. Dinamizado entre o município e a Hope Care, prevê, numa primeira fase, a monitorização em tempo real de 150 seniores. A estes, juntar-se-á um “grupo de 500 jovens, para que consigamos perceber tendências relativamente à atividade física. Ao fim de quatro, cinco anos, a ideia é termos indicadores que nos permitam perceber se estamos no bom caminho, ou se há algo mais que possamos fazer” para fomentar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, explicou o presidente da Câmara.
A abertura oficial do evento, durante a manhã de quinta-feira, contou com a presença de 200 alunos do primeiro ciclo do ensino básico dos complexos escolares. Muitos deles puderam voltar a encontrar um personagem bem conhecido, o “hobitinho” (da Vila Natal), da companhia Ícarus et Lumen, que mostrou a sua perícia e destreza acrobática na rede aérea e no tecido chinês. A inclusão também é uma das características do evento que, uma vez mais contou com desporto adaptado, uma atividade organizada pela Associação de Futebol de Leiria, Inatel e APCAS.
No local esteve também estacionado o “Creactivity Bus”, um autocarro adaptado que permite “estimular a criatividade, destreza e engenhosidade” das crianças através de wokshops.
De acordo com Margarida Reis, a vereadora com o pelouro do desporto, saúde e bem-estar (que organiza o festival), esta edição continuou a apostar “fortemente no trabalho desenvolvido na comunidade, associações, clubes, escola e município”. A dinamização de mais atividades também leva a um maior número de participações e de apresentação do trabalho desenvolvido. ■

- publicidade -