Obidenses representam Portugal no Campeonato do Mundo de Combate Medieval

0
776

Notícias das CaldasNotícias das CaldasDois obidenses vão estar a representar Portugal pela primeira vez no campeonato Mundial da Batalha das Nações 2013 que terá lugar entre os dias 8 e 12 de Maio em Aigues-Mortes, perto de Montpellier no Sul de França. Este evento desportivo de cariz histórico medieval contará com combatentes da Austrália, Nova Zelândia, USA, Argentina, Japão e Israel.
O objectivo da modalidade é colocar em confronto combatentes – equipados e trajados de acordo com a História Medieval do seu país – e apurar as melhores equipas/nações, entre as várias modalidades.
Dos oestinos que vão participar – Orlando Silva e Alexandra Duarte – apenas ele poderá combater, apesar da praticante ser a vice-capitã da representação portuguesa. “As regras neste evento estipulam que esta modalidade não se encontra aberta à participação de elementos femininos, quer como combatentes, quer como árbitros”, explicou a praticante à Gazeta das Caldas.

O combatente Orlando Silva, 39 anos, reside no Olho Marinho e pratica esgrima medieval há quatro anos. Recentemente começou a participar em eventos de recriação histórica com a Associação Guildas Áureas, tendo já participado em eventos nacionais e no estrangeiro
Alexandra Duarte, 41 anos, licenciada em História, vive em A-dos-Negros e pratica esgrima medieval. É responsável pela coordenação e organização da representação portuguesa na Batalha das Nações, participando em combates de treino.
Esta modalidade, ainda pouco conhecida em Portugal, teve início nos países de Leste. Para a praticar podem usar-se todo o tipo de armas históricas, como espadas, machados, maças de armas, alabardas que são todas rombas (não afiadas) para que ninguém se magoe.
A Batalha das Nações é organizada pela associação internacional de HMB – Historical Medieval Battles. O rigor histórico e o equipamento de todos os participantes é verificado com minúcia. Neste evento por terras gaulesas, a equipa portuguesa vai estar acampada com quatro tendas medievais, assinaladas pela bandeira portuguesa que era usada no tempo de D. João I.
Por norma esta Batalha das Nações decorre em povoações que tenham elementos arquitectónicos de relevo, de época medieval, de preferência castelos. Estas competições são abertas ao público em geral, que pode torcer e mostrar o seu apreço pela equipa da sua eleição. N.N.

- publicidade -

- publicidade -