Obidense no Comando Distrital das Operações de Socorro de Leiria

0
1383

O até agora comandante dos bombeiros de Óbidos, Sérgio Gomes, foi nomeado Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, em substituição do caldense José Manuel Moura.
A nomeação foi oficializada a 8 de Janeiro, pelo presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Manuel Couto, e por proposta do agora Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura. Desde esse dia que Sérgio Gomes está a exercer estas funções em Leiria.
O obidense substitui assim José Moura que tomou posse, a 10 de Dezembro, como Comandante Nacional de Operações de Socorro. “A tarefa é mais difícil tendo em conta a qualidade do trabalho do meu antecessor”, disse à Gazeta das Caldas.
O novo comandante distrital tem 41 anos e é licenciado em Protecção Civil, pelo Instituto Politécnico de Leiria, com uma pós-graduação em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, pela Universidade de Coimbra.
Com uma experiência de 27 anos nos bombeiros, começou aos 14 anos em Óbidos como soldado da paz, tendo integrado o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa em 1994. Durante um ano, em 1998, assumiu pela primeira vez o comando dos bombeiros obidenses, regressando depois para Lisboa. Em 2007 voltou para Óbidos assumindo o comando deste quartel e o cargo de delegado da Protecção Civil municipal. No entanto, continua a fazer parte dos quadros do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
“Esta é uma responsabilidade diferente da que tinha até agora, mas ainda me estou a inteirar de todo o trabalho que tenho pela frente”, adiantou ao nosso jornal, sem querer fazer muitos comentários enquanto não tomar posse no cargo.
Com a saída de Sérgio Gomes, o seu segundo comandante, Marco Martins, assume interinamente o comando dos bombeiros voluntários de Óbidos.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt

Beneditense é adjunto no Comando Nacional de Operações de Socorro

Carlos Guerra assumiu na semana passada o posto de Adjunto de Operações Nacional no Comando Nacional de Operações de Socorro. O beneditense era até agora o segundo comandante de operações de socorro distrital de Leiria e passa a integrar o comando nacional a convite do recentemente nomeado comandante nacional, José Manuel Moura, com o qual trabalhou nos últimos sete anos no comando distrital.
Com um percurso iniciado nos bombeiros da Benedita, Carlos Guerra diz ter despertado o interesse para a Protecção Civil enquanto comandava aquela corporação, o que fez entre 1996 e 2006, ano em que integrou o comando distrital. Além destes cargos, o beneditense foi ainda membro da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Carlos Guerra acredita que as novas funções são “mais um desafio” e “um reconhecimento do trabalho de uma equipa da qual fiz parte durante muitos anos”.

J.F.

- publicidade -