Início Painel Obidense no Comando Distrital das Operações de Socorro de Leiria

Obidense no Comando Distrital das Operações de Socorro de Leiria

0
Obidense no Comando Distrital das Operações de Socorro de Leiria

O até agora comandante dos bombeiros de Óbidos, Sérgio Gomes, foi nomeado Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, em substituição do caldense José Manuel Moura.
A nomeação foi oficializada a 8 de Janeiro, pelo presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Manuel Couto, e por proposta do agora Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura. Desde esse dia que Sérgio Gomes está a exercer estas funções em Leiria.
O obidense substitui assim José Moura que tomou posse, a 10 de Dezembro, como Comandante Nacional de Operações de Socorro. “A tarefa é mais difícil tendo em conta a qualidade do trabalho do meu antecessor”, disse à Gazeta das Caldas.
O novo comandante distrital tem 41 anos e é licenciado em Protecção Civil, pelo Instituto Politécnico de Leiria, com uma pós-graduação em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, pela Universidade de Coimbra.
Com uma experiência de 27 anos nos bombeiros, começou aos 14 anos em Óbidos como soldado da paz, tendo integrado o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa em 1994. Durante um ano, em 1998, assumiu pela primeira vez o comando dos bombeiros obidenses, regressando depois para Lisboa. Em 2007 voltou para Óbidos assumindo o comando deste quartel e o cargo de delegado da Protecção Civil municipal. No entanto, continua a fazer parte dos quadros do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
“Esta é uma responsabilidade diferente da que tinha até agora, mas ainda me estou a inteirar de todo o trabalho que tenho pela frente”, adiantou ao nosso jornal, sem querer fazer muitos comentários enquanto não tomar posse no cargo.
Com a saída de Sérgio Gomes, o seu segundo comandante, Marco Martins, assume interinamente o comando dos bombeiros voluntários de Óbidos.

Pedro Antunes

pantunes@gazetadascaldas.pt

Beneditense é adjunto no Comando Nacional de Operações de Socorro

Carlos Guerra assumiu na semana passada o posto de Adjunto de Operações Nacional no Comando Nacional de Operações de Socorro. O beneditense era até agora o segundo comandante de operações de socorro distrital de Leiria e passa a integrar o comando nacional a convite do recentemente nomeado comandante nacional, José Manuel Moura, com o qual trabalhou nos últimos sete anos no comando distrital.
Com um percurso iniciado nos bombeiros da Benedita, Carlos Guerra diz ter despertado o interesse para a Protecção Civil enquanto comandava aquela corporação, o que fez entre 1996 e 2006, ano em que integrou o comando distrital. Além destes cargos, o beneditense foi ainda membro da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Carlos Guerra acredita que as novas funções são “mais um desafio” e “um reconhecimento do trabalho de uma equipa da qual fiz parte durante muitos anos”.

J.F.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.