O último trimestre do ano de 2022 em revista com a Gazeta das Caldas

0
268

Outubro: Ministro garante Hospital…

O primeiro semestre do próximo ano é a data avançada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para se comprometer com uma calendarização do novo Hospital do Oeste. Já o Turismo do Centro vê o aeroporto em Santarém como uma oportunidade para a região, enquanto os autarcas do Oeste continuam a defender a Ota. Os empresários querem, mesmo, uma solução. Gazeta destacou também o desporto adaptado na região e falou com vários praticantes. A primeira edição do mês contém também um suplemento dedicado ao Festival Literário Fólio. A 13 de outubro, o destaque foi para a requalificação do Museu Malhoa que vai custar perto do meio milhão de euros. O Festival Fólio estava a decorrer e os escritores convidados fizeram encher os espaços da vila obidense. Pedro Seixas lidera a nova comissão política do PS das Caldas e quer unir os socialistas caldenses. Vitorino d’Almeida e o trio Pedro Caldeira Cabral atuaram em evento solidário no CCC que teve como objetivo a compra de um ecógrafo para a pediatria do Hospital local. A 20 de outubro o destaque foi para o Caldas-Benfica que decorreu no Campo da Mata e que mostrou como uma região deve apoiar o clube de futebol local que quase vencia o gigante da primeira Liga. Gazeta deu a conhecer como correu a Gala do Desporto que atribuiu 19 distinções. A 27 de outubro, destacou-se o debate organizado pela Gazeta sobre o futuro para os meios de comunicação regionais e que encerrou o 97º aniversário deste semanário. O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva enviou uma mensagem onde salientou o importante papel da imprensa regional junto das comunidades. O Conservatório das Caldas anunciou que vai abrir a primeira turma de Teatro. Gazeta deu a conhecer como Books and Movies animou vários dias em Alcobaça e como a Banda Comércio e Indústria abriu com êxito e em tons jazzísticos o festival Caldas.Jazz.

Novembro: Hospital tem nova “pista”

- publicidade -

Depois de, em outubro, ter anunciado a calendarização do novo Hospital do Oeste para o primeiro semestre do novo ano, em novembro o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, antecipou para março o anúncio da localização daquele equipamento. Nas Caldas, o resultado do estudo que aponta Bombarral como a melhor localização é contestado pela Câmara, que diz que vai “lutar” para que o novo hospital se mantenha no concelho.
A promessa do Governo acontece na mesma semana em que, nas Caldas da Rainha, se deu arranque oficial à epoca natalícia, mas não foi o único “presente” do Governo para a região. É que, embora a prometida, e contratada, renovação da Linha do Oeste continue a sofrer atrasos, o novo Plano Ferroviário Nacional abre a possibilidade de uma ligação de Torres Vedras a Lisboa, que atravessa Loures e liga com o Metro no Senhor Roubado e Campo Grande. O novo troço pode proporcionar um ganho de meia hora na ligação do Oeste a capital do país.
Novembro foi mês de grandes eventos na região. Destaque, nas Caldas, para o festival de jazz que se transformou no Caldas.JAZZ e teve cerca de 2.000 pessoas a assistir às diversas iniciativas. Em Alcobaça, a Mostra de Doces e Licores Conventuais voltou ao mosteiro, onde foi também inaugurado o novo hotel de 5 estrelas do grupo Visabeira, o Montebelo Alcobaça Historic Hotel.
A ACCCRO celebrou o 120º aniversário com um jantar tertúlia que discutiu o futuro do comércio. Já os Bombeiros das Caldas realizaram o tradicional Cortejo de Oferendas, que rendeu o maior donativo de sempre, a superar os 150 mil euros.
No desporto, Francisca Cardoso, que teve que recorrer a crowdfunding para estar presente no Campeonato do Mundo na Turquia, agradeceu a quem a ajudou com o título de campeã do mundo.

Dezembro: CCC ganha novo diretor

Chegamos ao último mês do ano, que arranca com a entrega do dossiê de candidatura do Aspiring Geoparque do Oeste à UNESCO. O aspirante a geoparque, que integra os concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, concluiu, assim a primeira fase do projeto iniciado em 2016 e cujo próximo passo é uma visita técnica ao território, num processo que poderá estar concluído em 2024 ou 2025.
A saúde, e o novo Hospital do Oeste em particular, continua a ser tema forte neste final de ano. Nas Caldas, a petição para que o equipamento seja instalado no concelho supera rapidamente das 5 mil assinaturas. Mas também há planos privados a ganhar forma na cidade. No assinalar dos 75 anos da Casa de Saúde do Montepio Rainha D. Leonor, a ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa, adiantou que há fundos europeus para apoiar o novo hospital da associação mutualista.
Na Câmara das Caldas, projeta-se 2023 com um orçamento de 50 milhões de euros, que teve como principal fator de discussão a necessidade de aumentar as tarifas de água e saneamento básico, que sofrem aumentos até 30%, medida tomada para ajustar os preços ao aumento dos custos.
Mário Branquinho chega para a direcão do CCC, o que encara como “um enorme desafio”, mas acredita que é possível fazer deste equipamento “uma referência na região, no país e além-fronteiras”.
Dezembro foi mês de fortes chuvas, mas a região passou ao lado das grandes enchentes que assolaram a região da Grande Lisboa.
No desporto, assinala-se que o Sporting Clube das Caldas elegeu, pela primeira vez na história da coletividade, uma mulher, Antónia Correia, para presidente de uma direção maioritariamente feminina.

- publicidade -