O que foi notícia na Freguesia de Alfeizerão ao longo de 2010

0
623

Janeiro
A Festa de Santo Amaro realizou-se nos dias 15 e 16. O tempo chuvoso afastou muita gente, que habitualmente vem a estes festejos seculares.
A Casa do Povo procura nova direcção. O presidente Joaquim Matias terminou o seu mandato em Outubro de 2009 e já tomou a decisão de abandonar a colectividade no final de Março de 2011.
No Casal Velho foram cantadas as janeiras a Nossa Senhora do Rosário. Houve um encontro de famílias, que terminou no dia de Reis numa festa-convívio.
A Associão Quiterense festejou mais uma aniversário com o habitual almoço-convívio.

Fevereiro

O Corso Carnavalesco desfilou nos dias 14 e 15. Apesar do mau tempo a festa esteve animada.
A auto-estrada A8 sofreu um deslizamento de terras na zona da “Barba Torta”, o que condicionou o trânsito durante cinco meses.

Março
A procissão do Senhor dos Passos efectuou-se no dia 28. Percorreu o trajecto habitual. O sermão do encontro foi pronunciado pelo Padre Tiago, do Vimeiro.
Natividade Marques, presidente da Junta de Freguesia, em entrevista concedida à Gazeta das Caldas diz que a maior obra que desejava para a freguesia era o Hospital Oeste Norte.

Abril
O Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Maceira levou a efeito nas suas instalações uma exposição de fotografias, artesanato e fardamentos usados por militares portugueses na Guerra de África.
O evento teve a colaboração da Delegação de Alcobaça Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra e encerrou com um almoço-convívio.

- publicidade -

Maio
A população do Casal Velho levou a efeito a Festa Anual a Nossa Senhora de Fátima padroeira deste lugar.
No dia 30 realizou-se na cidade de Vizela uma cerimónia relativa à entromização dos Confrades da Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló tradicional. Na altura foram também entromizados os proprietários da Casa do Pão-de-Lá de Alfeizerão, José Luís Monteiro de Castro e Helena Monteiro de Castro.

Junho
A Festa de S. João Batista foi novamente um grande evento. Depois dos actos religiosos seguiu-se a parte cultural com o desfile das Marchas de Alfeizerão, Casal Pardo, Casal Velho, Centro Social Paroquial e Macalhona, que proporcionaram um grande espectáculo, que atraiu alguns milhares de espectadores.

Julho
A Casa do Povo comemorou no dia 4 os seus 96 anos, com um almoço-convívio. Associados e amigos da colectividade encheram o salão.
Na Assembleia de Freguesia do dia 15, um residente de Vale de Maceira referiu que a falta de saneamento nesta localidade pode vir a poluir a Baía de S. Martinho do Porto.

Agosto
No Valado de Santa Quitéria realizou-se a tradicional festa de Santa Quitéria, na primeira semana do mês.
Os semáforos colocados pelas Estrada de Portugal deixaram de funcionar. Ninguém responsável conseguiu resolver esta questão.

Setembro
No dia 5 realizou-se a Festa de N. Senhora do Rosário. Na véspera disputou-se o tradicional circuito das vindimas para ciclistas Júniores. Rafael Reis (Caixa Agrícola de Alcobaça) foi o vencedor. No domingo houve missa, seguida de procissão.
No dia 27 efectuou-se mais uma Assembleia de Freguesia, que teve muito público a assistir.

Outubro
O Centro Social Paroquial foi inaugurado no dia 31 com a presença do Patriarca D. José Policarpo. O almoço-convívio foi servido nas instalações do S.U.A. e reuniu cerca de 500 pessoas.
Arrancou nos Sapeiros (Casal Figueiras) a obra da Capela do Sagrado Coração de Jesus.
No Casal Pardo iniciou-se a obra do Centro Comunitário Pastoral de José Nazário.

Novembro
No fim de semana dos Santos, houve a festa da “matança do porco”, no Casal Pardo, com bastante afluência de público.
Na Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia, realizada no dia 21, o seu provedor, José Luís de Castro, anunciou que estão ultrapassados todos os problemas que envolveram o processo relativo à Construção do Lar Residencial, pelo que a obra irá avançar em Janeiro de 2011.

Dezembro
A Associação do Casal Pardo comemorou mais um Aniversário.
A tradicional Festa de Natal da Misericórdia realizou-se no Salão da Casa do Povo. Uma tarde alegre para os seniores da Instituição.

T. Antunes

- publicidade -