Janeiro – A Festa de Sto. Amaro, apesar do tempo não ter ajudado, foi mais uma grande festa, como é tradicional; Os pinhões, outros frutos secos, as Cavacas das Caldas e as farturas tiveram boa saída. O restaurante da festa também funcionou bem.
No Casal Pardo realizou-se a habitual festa em honra de Nossa Senhora do Rosário. A Associação Quiterense festejou o seu 33º aniversário promovendo uma tarde de convívio. Em Vale de Maceira o Grupo Recreativo e Desportivo comemorou o seu 39º aniversário. Houve um lanche onde não faltou a partilha do tradicional bolo.
Fevereiro – Realizou-se mais um Corso Carnavalesco. O sol brilhou e nas tardes de 19 e 21 o público apareceu em grande número e gostou do que viu.
Carlos Bernardo, um alfeizerense de 35 anos, que ficou paraplégico devido a acidente de viação, recebeu uma cadeira de rodas graças ao apoio da Associação Regional Alcobacense de Farmingville/USA. Uma delegação da Santa Casa da Misericórdia apresentou cumprimentos à nova directora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes.
Março – A obra da Misericórdia foi visitada pelo presidente da Câmara de Alcobaça e pela directora do Centro de Segurança Social de Leiria, que elogiaram o empreendimento.
Abril – Em Embrach (Suíça) realizou-se uma gala de solidariedade com o fim de angariar fundos para a obra da Santa Casa da Misericórdia. Neste evento estiveram presentes em representação da instituição, o provedor José Luís M. Castro e a directora técnica, Helena Neto, com a cantora caldense Rebeca e as suas bailarinas.
Maio – A Casa do Povo, após nova Assembleia Geral, continua sem direcção. A sua gestão depende de um grupo de amigos desta colectividade. Espera-se que até ao fim do ano surja alguém que forme a desejada direcção.
Junho – Escuteiros de Alfeizerão colaboraram na recolha de produtos para o Banco Alimentar, como já fizeram em anos anteriores.
As Festas de S. João Batista, padroeiro da comunidade de Alfeizerão, decorreram nos dias 23 e 24 e voltaram a ter sucesso. Depois das cerimónias religiosas, outro ponto alto foi o desfile das marchas populares, que participaram neste ano. O recinto onde as mesmas de exibiram registou a presença de muitas centenas de pessoas.
Julho – A Casa do Povo comemorou 98 anos de existência. Para assinalar a data realizou-se um almoço no salão da colectividade, que reuniu cerca de duas centenas de sócios e amigos desta casa. Em representação do Município de Alcobaça, esteve presente, João Paulo Costa.
No uso da palavra afirmou: “tenho a certeza de que o povo de Alfeizerão vai ajudar esta Casa do Povo a vencer as dificuldades que atravessa neste momento”, e fez um apelo nesse sentido.
Agosto – No dia 5, a Junta de Freguesia comemorou o 21º aniversário de Alfeizerão a reelevação a Vila. À tarde realizou-se de novo a recreação do mercado antigo, que voltou a ter grande êxito.
A Quinta do Vale da Cela recebeu o “Oeste Summer Festival” na noite de 11 de Agosto. A afluência de público não atingiu os números previstos, mas o empresário, Lino Bogalho, disse que não se pode pedir um sucesso estrondoso na primeira vez que levou a efeito este espectáculo neste local.
Setembro – A Festa e Feira Anual realizou-se no primeiro domingo deste mês, como é tradicional. Houve animação e a comissão organizadora revelou que apesar das dificuldades, estes festejos decorreram nos moldes habituais e os resultados foram positivos.
Outubro – Na Assembleia de Freguesia do dia 30, um grupo de residentes do Casal do Amaro reclamaram o mau estado das ruas e pediram que seja dada uma solução a este problema. Afirmaram que estão na disposição de se deslocarem à Câmara, se, entretanto, nada for feito.
Novembro – Depois de um interregno de quatro épocas, o S.U. Alfeizerense voltou a competir na categoria de seniores. Assim, disputa, nesta ocasião, a Taça Distrito de Leiria e depois seguir-se-á o Campeonato Distrital, que se inicia no principio de Dezembro e que vai até Maio do próximo ano (2013).
Dezembro – A Pousada de Juventude de Alfeizerão vai encerrar até Março de 2013. A Movijovem justifica esta medida pela quebra acentuada de ocupação daquela unidade neste período.
No Valado de Santa Quitéria, o grupo de teatro “Pó d´Palco” apresentou no dia 8 um espectáculo, cuja receita reverteu para o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.
Nos dias 18 e 21 a Santa Casa levou a efeito as suas festas de Natal. A primeira no salão da Casa do Povo onde estiveram presentes os utentes assistidos pela instituição (Apoio Domiciliário e Centro de Dia), que passaram uma tarde bastante animada com a participação das funcionárias da Santa Casa. A segunda foi a que juntou, num lanche-convívio, funcionárias e corpos sociais da instituição, num ambiente de amizade e confraternização.
Na parte final foi revelado pela directora técnica, Helena Neto, que todas as funcionárias, ao longo de dois anos, conseguiram amealhar 11.600 euros a favor daobra do Lar, produto das vendas de produtos elaborados pelas próprias empregadas.
T. Antunes































