
Óbidos é um verdadeiro mundo encantado para as crianças, e para os adultos, até 3 de Janeiro.
Um labirinto de Natal, oficinas, um carrossel mágico, jogos de Natal são algumas das propostas para esta edição de 2011, que tem por mote “Era uma vez…”
A Casa do Pai Natal e a Fábrica dos Brinquedos são o ponto alto da animação. Visitando primeiro o Pai Natal, é possível depois conhecer o espaço onde os duendes produzem as prendas para as crianças e tratam do envio dos presentes para o dia de Natal.
A cerca do castelo será palco da pista de gelo e rampa de gelo, juntamente com o bar do gelo, “um espaço único onde o gelo se sente em cada peça e que será difícil esquecer”, garante a Óbidos Patrimonium, que organiza o evento.
Pelo recinto existem também insufláveis coloridos e um mercado de Natal onde podem ser encontrados presentes singulares.
Na galeria da Casa do Pelourinho podem ser encontradas 1001 figuras do “velhote das barbas brancas” na maior exposição do género que existe no país. Os meninos poderão também escrever uma carta ao pai Natal e depositá-la no marco de correio ali existente.
No auditório da Casa da Música decorre o espectáculo “Sins da Disney – Um sonho de Natal”.
Na praça de Santa Maria encontra-se exposto um presépio gigante e as árvores de Natal voltam à Rua da Farmácia, à entrada da vila.
O custo do bilhete para a Vila Natal mantém-se o mesmo do ano passado, de cinco euros.
A campanha de Natal 2011, inserida no programa Óbidos Solidário, vai abranger 101 famílias. A distribuição dos cabazes será realizada entre os dias 12 e 16 de Dezembro e contará com o apoio das Juntas de Freguesia que, para além do apoio logístico, também colaboram com a cedência de bens alimentares para a constituição dos cabazes.
O tecido empresarial do concelho tem contribuído para esta causa, assim como a Óbidos Patrimonium, que deu presentes para todas as crianças sinalizadas.
Os complexos escolares e a rede de Jardins-de-Infância do concelho também se associaram à iniciativa, desenvolvendo uma campanha de recolha de brinquedos, livros e material didáctico, junto de toda a comunidade escolar. Hoje, dia 9 de Dezembro, terá lugar no complexo escolar dos Arcos, uma cerimónia de entrega dos bens recolhidos à equipa gestora do programa Óbidos Solidário.
Desde ontem, e até dia 3 de Janeiro, é possível encontrar na Rua Direita, em Óbidos, um espaço solidário com a exposição e venda de produtos artesanais a preços simbólicos, feitos por idosos e pessoas desfavorecidas do concelho.
O espaço estará a funcionar de quinta-feira a domingo e nele estarão representados nove dos 12 centros de convívio da rede Melhor Idade, o projecto municipal Ódesign e os Guias de S. Lourenço – Grupo Interparoquial de Acção Sócio-Caritativa. Nos dias úteis estará aberto das 14h00 às 20h00 e ao fim-de-semana funcionará das 10h00 às 20h00. Nos dias 25 Dezembro e 1 de Janeiro estará encerrado.
Alguns associados da Óbidos.com – Associação Empresarial de Óbidos também estarão presentes para divulgar os produtos característicos da região, nomeadamente ginja e chocolate.
Também a Vila Natal tem nesta edição uma forte componente social, com a realização da campanha de solidariedade “Gorro de Natal”, que irá apoiar a associação caldense “Olha-te”, um projecto que apoia doentes com cancro






























