Na segunda-feira, 21 de Março, celebra-se o Dia da Poesia. Mas nas Caldas as comemorações começam já hoje, com uma sessão de poesia, música e dança no auditório da Escola Rafael Bordalo Pinheiro (14h00). Nesta iniciativa participam os alunos das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença e os utentes do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, da Santa Casa da Misericórdia, do Lar Dr. Ernesto Moreira, do Centro Social da Serra do Bouro, da Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho e do Centro de Dia da Associação de Desenvolvimento da Freguesia de Alvorninha.
Na segunda-feira o Casal da Eira Branca e o Pachá juntam-se às comemorações, num fim de tarde (a partir das 18h00) em que se irão recordar poetas e poemas no Beco do Forno.
Na quarta-feira, 23 de Março, há um recital de poesia com Sinde Filipe na Biblioteca Municipal. O actor vai apresentar “Meu Amor…”, uma antologia com poemas de amor (21h00).
No átrio da Biblioteca encontra-se patente uma mostra de livros de poesia de autores lusos.
No dia 20 de Março há “Poesia Aberta – Venha dizer um poema!”, no Museu Malhoa. A actividade é gratuita e aberta a toda a população.
Dia da Árvore comemorado na região
O Dia Internacional das Florestas, que também se celebra a 21 de Março, será assinalado nas Caldas com a já habitual oferta de árvores do município à população. Entre as 10h30 e as 11h30, em frente aos Paços do Concelho, podem ser levantados os exemplares (no total há mais de 200 para distribuição). Para além disso, a autarquia oferecerá 70 árvores às escolas do concelho. Este ano o município escolheu como tema “Florestas e água” e pretende sensibilizar a população para o papel das florestas no abastecimento de água doce.
Em Alcobaça comemora-se o Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura durante o fim de semana, com a habitual campanha de troca de papel e cartão por plantas, hortícolas ou ornamentais, no dia 21. Esta terá como ponto de recolha a Praça João de Deus Ramos e as juntas de freguesia. O mínimo são dois quilogramas de papel e cartão e corresponde a duas plantas. Quantos mais quilos, maior o número de plantas.
Para além disso será lançado o produto “Composto orgânico” da Cooperfrutas, que resulta do processo de compostagem de folhas e pedúnculos da fruta, a própria fruta e relvados.
As comemorações contemplam ainda as sessões do Cinema Eco, que se debruçam sobre temáticas ambientais e se destinam aos mais jovens. Há sessões nos dias 21, 24 e 31 de Março, sempre na Biblioteca Municipal.
Em Alcobaça aproveita-se também para integrar as celebrações do Dia do Pai, com passeios interpretativos para famílias.






























