Desfile pela cidade e apresentação dos reis do Carnaval das Caldas, no topo da Praça da Fruta, marcou o pontapé de saída nas celebrações festivas
O Carnaval já chegou às Caldas. Depois de na última semana terem sido escolhidos os reis do Carnaval caldense, este sábado a dupla andou a desfilar pela cidade numa charrete, numa iniciativa da ACSPLO que envolveu cerca de 30 cavalos. O desfile terminou no topo da Praça da Fruta, onde os reis subiram a um palco e se apresentaram aos caldenses.
Em palco, o Zé Povinho e a Maria da Paciência foram acompanhados pelo Palhaço Ramalho, que foi deixando algumas “farpas” carnavalescas no pontapé de saída das comemorações. A saúde esteve em evidência, em particular o novo Hospital do Oeste. “Nas Caldas queremos o do Oeste, um Hospital a construir de novo. O que existe não é uma peste, mas já não cabe lá nem um ovo” e ainda “vamos juntos todos batalhar, com muitas doses de vacina, para o Hospital aqui ficar e fornecer a melhor Medicina”.
Ainda no campo da saúde, houve referências à pandemia e também ao Hospital Termal, que “não vai bem nem mal, até agora aguentou” e que “dizem que há lá bactéria, a mui famosa Legionella. Descanse, não passa de uma léria, bem tratada já foi ela”.
A louça das Caldas não ficou de fora deste discurso, onde até os famosos bancos da Praça da Fruta tiveram menção.
Luís e Mariana são os reis
Os reis do Carnaval das Caldas deste ano são Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos. Apresentam-se como Zé Povinho e Maria da Paciência e foram escolhidos depois de se inscreverem num casting para este lugar.
Luís Ventura costuma participar no Carnaval das Caldas e desfilar pela associação do Nadadouro, que este ano não irá participar nos corsos carnavalescos. Também Mariana Mortágua (prima da deputada do Bloco de Esquerda com o mesmo nome), também costuma participar nos festejos carnavalescos na cidade termal.
A dupla foi escolhida num casting, que decorreu na noite da passada terça-feira, tendo o júri (composto por membros da autarquia e de órgãos de comunicação social, incluindo a Gazeta das Caldas) escolhido entre quatro candidatos, dois para cada lugar. A escolha não foi fácil para o júri, dado que os quatro candidatos poderiam encaixar no papel. No final existiu maioria, mas não houve unanimidade.
De há uns anos a esta parte que os reis do Carnaval das Caldas são caldenses que querem desempenhar essa função e que são escolhidos em concurso. Os reis deste ano recebem um voucher para uma estadia num hotel, no valor de 250 euros, para cada um.
Para as comemorações carnavalescas nas Caldas deste ano está prevista a realização do corso noturno no sábado, dia 18 de fevereiro, e dois desfiles, no domingo (19) e terça-feira (21). Haverá ainda dois bailes do casino, nas noites de sábado e de segunda-feira.
O Carnaval sénior, que costuma acontecer na Expoeste, este ano não se irá realizar e ainda não estava confirmada a realização do desfile infantil. ■






























