David Geraldes, engenheiro agrónomo e ex-secretário de Estado da Agricultura foi o convidado do último “21 às 21” promovido pela Associação MVC – Movimento Viver o Concelho.
A sessão, que teve por tema “Primeiros Dias da Revolução de Abril – A Luta pela Democracia”, decorreu a 21 de Abril e contou com o auditório da Junta de Freguesia cheio. O convidado recordou o papel das Forças Armadas nos dias quentes da Revolução, em especial do ramo da Marinha e da sua força especial de Fuzileiros, nos momentos decisivos que decidiram a sorte do 25 de Abril.
David Geraldes teve um papel importante na companhia de fuzileiros que ocupou a prisão de Caxias e libertou os presos políticos que estavam encarcerados naquele estabelecimento. Foi com emoção que o orador recordou muitos episódios que o próprio protagonizou e que foram historicamente documentados na sessão. O antigo comandante e instrutor da força especial de Fuzileiros “proporcionou uma lição de História, Liberdade e Democracia, com muitas revelações inéditas e esclarecedoras do contexto em que se deu a Revolução de Abril e de como ela evoluiu e enfrentou as suas contradições”, afirmou Teresa Serrenho em nota sobre a iniciativa.
Durante a sua intervenção David Geraldes concluiu que o processo democrático “é uma obra permanente que a todos convoca, estando a passar por dificuldades que exigem a reforma do sistema político, a defesa das conquistas de Abril e a criação de oportunidades que valorizem o investimento realizado na qualificação das novas gerações”.
N.N.




























