Nuno Ribeiro é o novo presidente do Rotary Club das Caldas

0
2235

O advogado e jurista Nuno Ribeiro é o actual presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo a Orlando Flores. Entre os principais objectivos está a abertura do clube à cidade, “nunca de forma exibicionista ou meramente publicitária, mas promovendo na cidade os valores do rotary, apelando à discussão e análise de problemas e auxiliando  as comunidades necessitadas da região”.
Essa abertura poderá ser feita através dos rastreios, palestras e conferências sobre necessidades da comunidade e das Caldas enquanto cidade.
“O facto de serem independentes e apolíticos permite-nos ter uma discussão pura sobre os assuntos”, refere Nuno Ribeiro, que espera que haja receptividade e que a comunidade se possa rever nos assuntos a abordar.
Nuno Ribeiro tem também como objectivo aumentar os rastreios de saúde, que considera fundamentais. O ano passado fizeram um rastreio da osteoporose a 80 mulheres e este ano pretendem aumentá-los às crianças que frequentam o primeiro ciclo, dado que as os problemas de saúde que os alunos possam ter, colidem directamente com o sucesso escolar. “O rotary internacional foi informado que uma das razões do insucesso escolar é a má visão e audição no período primário, que não é notado nem pelos professores nem pelos pais”, conta Nuno Ribeiro.
O clube caldense irá dar continuidade, com uma maior representatividade, aos prémios escolares, uma distinção importante porque “premeia os melhores e é importante enaltecer uma cultura de mérito”, revela o advogado, que integrou o clube há cinco anos. O responsável deixa um agradecimento a todos os colaboradores dos eventos organizados, a par com um repto para que voltem a dar as mãos este ano, pois só assim conseguem levar estas iniciativas a bom porto.
“É fundamental que em épocas de crise tenhamos parceiros que possam apelar a causas não publicitárias mas sociais e que ajudem a comunidade caldense”, disse, destacando em particular o apoio dado por um grupo de empresários caldenses à atribuição dos prémios escolares.
Durante este ano rotário será também dado ênfase ao profissional do ano, às bolsas de estudo e acompanhamento a algumas situações desfavorecidas.
A nível interno, Nuno Ribeiro pretende nas reuniões reviver o passado do rotary porque é um clube que conta já com 53 anos, em que estiveram personalidades que fizeram a história da cidade. “Acho que é importante que o clube perspective o futuro sem nunca se desligar do passado”, destaca.
O jurista diz ainda que o fascina a alternância e rotatividade do poder estabelecido no rotary, que “nos faz sentir um no meio de muitos presidentes, e que ao contribuirmos, estamos a valorizar uma futura presidência que pode ser de qualquer um de nós”.
O presidente conta ainda, no seu conselho director, com os seus companheiros Orlando Flores (past presidente), Francisco Barata (vice-presidente), Maria Irene Puga (secretária e presidente eleita para o próximo mandato), Alexandre Puga (tesoureiro) e Jaime Neves (protocolo).

- publicidade -