Núcleo para Área da Violência Doméstica criado no Bombarral

0
678

Foi criado no Bombarral o Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, que tem como finalidades intervir na prevenção, no apoio à vítima e na intervenção estruturada junto do agressor.
A sessão simbólica da criação do NILAVD teve lugar no Palácio Gorjão, no dia 6 de Maio, com a presença da vereadora Joana Patuleia que salientou que a violência doméstica “é um problema complexo, muitas vezes envolto no silêncio e, por isso, difícil de quantificar, para o qual não há respostas fáceis mas que urge combater em tempo útil”.

Nesse sentido, o Conselho Local da Acção Social do Bombarral decidiu criar este núcleo que pretende ser “facilitador da continuidade e acessibilidade na intervenção, tendo também em conta a importância de respostas mais estruturadas e adequadas às solicitações inerentes a esta problemática”.
O NILAVD tem como instituições parceiras o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Bombarral, o Centro Social Paroquial de Bombarral, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Bombarral, a Direcção Geral de Reinserção Social (Equipa do Oeste), o Centro Distrital de Leiria do Instituto de Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia de Bombarral e a Câmara.
O NILAVD conta ainda com a colaboração de dois voluntários (Liliana Tonietti Moita Pereira e Marcos Paulo Sousa Santos), que prestarão serviço ao nível do aconselhamento jurídico e do apoio psicológico.

- publicidade -

 

- publicidade -