Novos alunos recebidos na ESAD

0
805

notícias das CaldasOs 325 novos alunos da Escola Superior de Arte e Design (ESAD) das Caldas da Rainha foram recebidos na passada segunda-feira, 26 de Setembro, numa cerimónia no auditório principal.
Esta recepção pretende dar informação aos recém-chegados sobre como funciona a escola. A directora da ESAD, Susana Henriques, deu as boas-vindas e foram apresentados os coordenadores de cada um dos cursos e os diversos órgãos de gestão da escola.
De seguida foram apresentados os serviços da ESAD, como a biblioteca, o apoio social e os programas de mobilidade internacional (Erasmus).

Cá fora, os novos alunos eram esperados por colegas mais antigos que fizeram a sua própria recepção. Os caloiros foram separados por cursos e seguiram destinos diferentes, alguns pela escola e pela cidade que agora os acolhe.
A ESAD preencheu 98% das vagas da primeira fase (com um total de 1283 candidatos como primeira opção), mas ainda irá ter mais novos alunos provenientes da segunda e da terceira fase de admissão, para além dos adultos que entram através do programa de maiores de 23 anos.
A escola de ensino superior das Caldas é considerada um exemplo nos estabelecimentos dos institutos politécnicos a nível nacional. Num artigo publicado no jornal “Diário Económico” a 22 de Setembro, sobre a sustentabilidade do ensino politécnico público, António Gomes Mota, professor na ISCTE Business School, refere a ESAD como um caso de sucesso pela procura que tem.
“A escola tem uma notoriedade que se foi cimentando ao longo dos anos e isso reflecte-se na procura dos alunos”, referiu à Gazeta das Caldas a directora, Susana Rodrigues, sublinhando que a maior parte dos alunos são de fora da região e principalmente de Lisboa. “As pessoas vêm porque querem muito vir para a ESAD”, disse.
Actualmente estudam na ESAD 1250 alunos nos cursos de Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design de Cerâmica e Vidro Design Gráfico e Multimédia, Design Industrial, Som e Imagem e Teatro.

- publicidade -

Testemunhos

Maria Avillez, 18 anos, Cascais
Design de Ambientes

“Disseram-me que a ESAD tinhas boas saídas, a média de entrada era baixa e a minha professora de Artes também disse muito bem da escola.
Foi a minha primeira opção e embora tenha um bocado de medo, acho que os professores apoiam muito os alunos nesta escola.
Escolhi o curso de Design de Ambientes porque dentro do que existe na área das Artes é que tem mais ligação ao que gosto de fazer, mas depois vou querer tirar outro curso de Comunicação. No futuro acho que gostaria de ser decoradora.
Vou ficar a morar nas Caldas e foi muito fácil encontrar sítio para ficar, porque há imensa informação na escola.”

António Barata,  20 anos, São João do Estoril

Som e Imagem

“Falaram na ESAD na minha escola e em Abril vim cá um amigo para conhecer as instalações. Fizeram-me uma visita guiada e eu gostei muito das condições da escola.
Eu queria um curso relacionado com câmaras e realização. Consultei as cadeiras de todos os cursos e o da ESAD foi o que me chamou mais a atenção.
Depois quero seguir na área da realização. A minha intenção é estar cá dois anos, depois fazer Erasmus e a seguir talvez continue fora do país a estudar.
Não foi muito fácil encontrar sítio para morar nas Caldas. Tive que vir um dia sozinho e procurar um local.”

Patrícia Henriques, 18 anos, Lisboa
Artes Plásticas

“Eu queria mesmo Artes Plásticas e no ensino superior público só há este curso em Lisboa, Porto e Caldas da Rainha. Escolhi a ESAD por ser mais perto de Lisboa.
Também tinha boas referências da escola das Caldas. Disseram-me que poderia fazer Erasmus de muito boa qualidade e que tinha saídas diversas. Há também muita gente fora do país que fala da ESAD e eu achei que isso era sinal de que a escola é muito boa.
Embora goste mais de pintura, também gosto de escultura e outras artes. Eu quero ser uma artista livre e seguir artes plásticas, com o meu próprio atelier.
Vou ficar a morar nas Caldas e o meu plano é ficar cinco anos, porque depois quero fazer também o mestrado na ESAD.”

Ricardo Nunes, 27 anos, Pedrogão Grande
Design Gráfico e Multimédia

“Fiz o Curso de Especialização Tecnológica de Desenvolvimento de Produtos Multimédia em Leiria e achei que devia seguir com a licenciatura em Design Gráfico e Multimédia, porque é essa área em que eu quero trabalhar.
Já tinha ouvido falar bem sobre o ambiente na ESAD, comparei os cursos que existiam noutras escolas e decidi-me pelas Caldas da Rainha.
Estou só a estudar, mas queria ver se encontrava um emprego para poder trabalhar e estudar.
Vou ficar a morar nas Caldas. Vim na sexta-feira e consegui encontrar logo um lugar para ficar.”

 

- publicidade -