Cancelada apresentação do livro “Rostos”

0
532

A apresentação do livro “Rostos da União”, que estava prevista para este sábado, na Biblioteca Municipal das Caldas, dia do padroeiro da freguesia urbana, Santo Onofre, foi cancelada, por determinação das autoridades de saúde.
Aquela obra, que tem textos da historiadora Joana Tornada da Associação Património Histórico e fotografias de Carlos Barroso, “pretende homenagear rostos que identificam a União de Freguesias como um território comum, ao mesmo tempo que pretende ajudar a desenvolver uma autoestima comunitária de quem vive em Santo Onofre e na Serra do Bouro”, explica nota de imprensa.
A historiadora é responsável pelo estudo e apresentação das pessoas enquanto que a Carlos Barroso coube a missão de captar os rostos.
No texto introdutório, o presidente da União de Freguesias, Jorge Varela, considera que este é “um passo gigante na caminhada que esta comunidade vem fazendo na sua própria construção identitária”. O autarca salientou que a União de Freguesias é constituída “por uma comunidade de gente solidária e empreendedora” e que “não esquece o seu passado de zona periférica do centro urbano, em que uma parte significativa da população tinha baixos rendimentos”.
No livro, Joana Tornada apresenta uma nota histórica sobre Santo Onofre e sobre a Serra do Bouro. São descritos elementos arquitetónicos, como a Igreja Matriz da Serra do Bouro, o antigo Balneário das Águas Santas e o Matadouro Municipal, mas também as memórias do então Bairro Além da Ponte e dos naufrágios na costa. Do programa de comemorações do Dia de Santo Onofre, ainda fazem parte, pelo terceiro ano consecutivo, as visitas à sede dos alunos do 4º ano do 1º ciclo das escolas da União de Freguesias. “É uma forma destas crianças saberem mais sobre a gestão do que é público”, rematou Jorge Varela.

- publicidade -