Novo centro de vacinação no Arneirense é o maior do ACeS Oeste Norte

0
639

As novas instalações têm capacidade para receber 1000 pessoas diariamente e preparam-se para o “boom” de vacinação em janeiro e fevereiro

Desde o passado domingo, 2 de janeiro, que o centro de vacinação contra a covid-19 passou a funcionar no Pavilhão do Arneirense, permitindo uma maior capacidade de resposta e de conforto para os utentes das Caldas e de Óbidos. No domingo de manhã foram apenas algumas dezenas as pessoas que se dirigiram ao local para receber o reforço da vacina, mas este novo centro tem capacidade para acolher mil pessoas por dia, mais 300 que as anteriores instalações, no Pavilhão da Mata Rainha D. Leonor.
As novas instalações possuem oito postos de vacinação, podendo chegar aos 10, se houver necessidade. De acordo com a diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte, Ana Pisco, também há mais recursos humanos, com a “contratação, através de empresas de serviços, de pessoal de enfermagem, sobretudo, e de médicos para fazerem o acompanhamento”.
Na região estão atualmente a ser vacinadas pessoas abaixo dos 60 anos e já foi feito o reforço de quem tinha levado a vacina da Janssen. A responsável prevê que o “o grande boom” de vacinação aconteça “nos meses de janeiro e fevereiro”, com a administração do reforço aos utentes vacinados com a AstraZeneca até ao final de julho do ano passado. Ana Pisco reconhece que a velocidade de vacinação está a ser condicionada pelo elevado número de pessoas que “estão infetadas e não podem fazer a vacina, tendo de esperar o prazo determinado pela Direção-Geral da Saúde para poderem fazer a dose do reforço”, lembrando que, no passado fim-de-semana existiam cerca de 2.700 utentes em isolamento, na área de abrangência deste agrupamento.
A Câmara das Caldas investiu “alguns milhares de euros” na adaptação do espaço, nomeadamente com pintura e a aquisição dos módulos para os postos de vacinação. Já o anterior centro de vacinação fica livre para a prática desportiva. Foi também criado um parque de estacionamento para os utentes junto ao pavilhão e desde segunda-feira que foi alterado o percurso dos autocarros Toma, com a criação uma paragem junto ao Arneirense.
“Nos primeiros dias haverá também um autocarro da Junta, em articulação com a Câmara, a fazer um serviço de shuttle para os utentes que, não tendo conhecimento da mudança de local,se dirijam ainda ao Pavilhão da Mata”, explicou Vítor Marques.
Com a entrada em funcionamento deste centro de vacinação (que serve as Caldas e Óbidos), bem como dos novos espaços em Peniche e em Alcobaça, a capacidade de vacinação contra a Covid-19 na área do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte vai aumentar de uma média diária de 1.700 vacinas para 2.800. ■

Centro de vacinação em Alcobaça passa para o mercado municipal

- publicidade -

Nos próximos dias deverá abrir um novo centro de vacinação em Alcobaça, localizado no mercado municipal. De acordo com a diretora do ACeS Oeste Norte, estava prevista a instalação da fibra ótica, na passada segunda-feira, ficando depois a aguardar, por parte da coordenação da task force, a indicação para a mudança das instalações. A responsável justifica esta mudança com a fraca capacidade de resposta à população, com apenas três boxes a funcionar.
Também o centro de vacinação de Peniche mudou de instalações. Desde o início do ano que se encontra a funcionar no pavilhão da Escola Básica 2,3 Dom Luís de Ataíde, estando apetrechado com uma sala de preparação, cinco postos de vacinação e zonas de recobro para a monitorização após a toma da vacina. Esta mudança da tenda no exterior do centro de saúde para as atuais instalações permite duplicar a capacidade de resposta diária, passando para 500 atendimentos. Passa de três para cinco postos de vacinação.
Na Nazaré continuarão a funcionar também as unidades do Valado dos Frades e Famalicão da Nazaré, permitindo que as pessoas não tenham de se deslocar ao centro da vila para ser vacinadas.
No concelho do Bombarral a vacinação é feita no centro de saúde, que possui uma capacidade de atendimento de 150 pessoas por dia. ■

- publicidade -