Nova máquina garante limpeza diária do areal da Foz do Arelho

0
542

Investimento de 65 mil euros permite a limpeza das praias da Lagoa e do Mar. O novo equipamento dos SMAS já se encontra a funcionar

Apresentada a 9 de junho, a nova máquina começou a funcionar no dia seguinte, de modo a garantir que o areal da Foz do Arelho estava limpo aquando da abertura oficial da época balnear, no passado sábado.
O investimento de cerca de 65 mil euros dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) permite fazer uma limpeza diária ao areal ao final do dia para que, na manhã seguinte, os veraneantes encontrem a praia nas devidas condições.
“Antes tínhamos uma máquina muito velha, pelo que optámos por fazer um investimento significativo neste novo equipamento, que também responde a outras questões ambientais”, referiu José Moura, administrador delegado dos SMAS.

O equipamento leva a que não se tenha que partir o chão em caso de ruturas

Em anos anteriores, a limpeza da praia era assegurada por serviços externos, mas, com a passagem do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos e de limpeza urbana (que inclui a do areal da Foz) para os SMAS, a entidade ficou encarregue desta tarefa, afetando a maquinaria e recursos humanos para o efeito. O novo equipamento permite o “dobro da rentabilidade” e deixa o areal “liso e limpo”, explicou José Moura.
Com a época balnear a começar e com o país já quase todo desconfinado, as expetativas do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, para este verão na Foz são de que este possa ser semelhante ao do ano passado.
“Apesar das limitações, obtivemos alguma satisfação com os resultados no período do verão, por parte do nosso tecido económico”, referiu o autarca, acrescentando que há uma grande vontade das pessoas em ir para a rua e participar em eventos. “O próprio tecido interno vai continuar a escolher este destino e o ano passado a praia teve bastante frequência”, concluiu.

SMAS investem em novas tecnologias para solucionar problemas ao nível do entupimento e ruturas de condutas

- publicidade -

Estas praias ostentam também, entre outras, a Bandeira Azul, e são consideradas Praias de Ouro, galardão atribuído pela Quercus.
Este ano, e de acordo com o estabelecido pela APA, a capacidade máxima para a praia da Lagoa é de 6.000 pessoas e para a praia do Mar de 3.800. Há recomendações que têm de ser tidas em conta, tanto nos acessos como no próprio areal, sob pena da aplicação de sanções.

Aposta em novas tecnologias
Entretanto, foi também apresentado um novo equipamento, que permite aos SMAS resolver problemas de entupimentos ou ruturas de condutas sem necessitar de partir o alcatrão. Trata-se de um videoscópio com um monitor que permite ver em vídeo e foto, o que se passa no interior da rede de condutas e fazer uma análise de todo o percurso. Com um comprimento de 90 metros, este equipamento indica “concretamente onde é que está o problema, sem a necessidade de partir toda a zona”. “Se for necessário, parte-se apenas naquele ponto ou, até pode ser possível resolver com o hidroaspirador, fazendo a aspiração a partir da entrada da conduta”, explicou o administrador delegado dos SMAS.
“Temos 900 quilómetros de rede de água, mais de 400 de saneamento e 150 de pluvial em todo o concelho, e temos problemas com as condutas mais antigas”, especificou José Manuel Moura, acrescentando que o investimento de 20 mil euros será uma ajuda fundamental na resolução desses problemas. De acordo com o responsável, é também um sinónimo de investimento, dos Serviços Municipalizados das Caldas, em novas tecnologias, a par das viaturas que tem adquirido para renovar e aumentar a frota.

- publicidade -