
Três turmas do 5º ano da EBI de Sto. Onofre estão a participar no concurso mundial conhecido como o Nobel das Crianças e que distingue pessoas que lutam pelos direitos dos mais novos.
A sessão do projecto “World ‘s Children’s Prize” decorreu na EBI de Sto. Onofre e teve como convidados a secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, o ex-ministro da Justiça, Laborinho Lúcio e o director da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, José Matias.
O World’s Children’s Prize, o Prémio das Crianças do Mundo (WCPRC), foi criado em 2000 para homenagear pessoas ou organizações que trabalham em prol dos direitos da crianças. É o único prémio internacional no qual pode votar quem tem menos de 18 anos.
Este é considerado o “Nobel das Crianças” e nele votam alunos de escolas de todo o mundo até ao dia 17 de Abril. Este ano estão a participar três turmas da EBI de Sto. Onofre, nas aulas de Educação para a Cidadania. Por isso, a escola caldense é agora considerada Amiga Mundial do Prémio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança e, para o ano, quer que mais turmas participem.
Qualquer estabelecimento escolar pode nomear candidatos ao prémio, mas são as crianças do júri desta iniciativa, através das suas experiências de vida, que nomeiam os três heróis do ano. Este ano, os eleitos são: Rosi Gollmann que é nomeada pelos seus mais de 50 anos de luta pelas crianças mais pobres e vulneráveis na Índia e em Bangladesh; Manuel Rodrigues, pelos seus 20 anos de luta pelas crianças cegas e crianças com outras deficiências na Guiné-Bissau e Molly Melcher que há 40 anos que luta para erradicar a mutilação genital feminina, o casamento infantil e o casamento forçado.
A votação é realizada anualmente de 14 de Janeiro a 17 de Abril. Na escola caldense, a votação decorrerá no dia 28 de Março.
Reflexão sobre o direito das crianças
No dia 13 de Fevereiro, na EBI houve uma reflexão conjunta sobre direitos da criança e democracia que contou com a participação dos pais e encarregados de educação, além dos convidados. A secretária de Estado, Alexandra Leitão mostrou apoio ao desenvolvimento do projecto deste agrupamento, enquanto que José Matias, da Comissão dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, valorizou a primeira linha de prevenção que tem como objectivo diminuir o risco, prevenir para não ter de remediar. Laborinho Lúcio colocou a plateia – nos seus diversos papéis, pais, professores, cidadãos – a pensar em cumprir com o desígnio a que estão obrigados de que a criança possa ser criança na sua dignidade.






























